Henry Rider Haggard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
H. Rider Haggard
Sir Henry Rider Haggard
Nacionalidade Inglaterra inglês
Data de nascimento 22 de junho de 1856
Local de nascimento Bradenham, Norfolk
 Inglaterra
Data de falecimento 14 de maio de 1925 (68 anos)
Local de falecimento Londres,  Inglaterra
Género(s) Aventura
Fantasia
Fábula
Ficção científica
Ocupação Escritor
Período de atividade Século XIX
Temas abordados África
Obra(s) de destaque King Solomon's Mines
She: A History of Adventure
Assinatura Henry Rider Haggard signature.svg

Sir Henry Rider Haggard (Bradenham Hall, nasceu em 22 de junho de 1856 vindo a falecer em Londres em 14 de maio de 1925), foi um escritor britânico, filho de William Meybohm Rider Haggard e Ella Doveton, que escreveu obras como As minas do rei Salomão, entre outras, geralmente protagonizadas por exploradores ingleses que viajavam pela África.

Estudou na Ipswich Grammar School. Aos dezenove anos, foi para a África do Sul como secretário do governador da província de Natal. Quando o Transvaal foi anexado à Grã-Bretanha em 1877, seguiu para lá como comissário especial. Voltou à Inglaterra em 1879, e em 1880 casou-se com Mariana Margitson.

A partir de 1882 começou a escrever romances e, em 1885 lançou com sucesso King Solomon´s Mines (As Minas do Rei Salomão), assegurando sua independência financeira. Foi agraciado em 1919 com o título de Sir, por seus feitos brilhantes.

Como funcionário da coroa inglesa na África do Sul, Rider Haggard pôde conhecer vários países e uma enorme quantidade de costumes, crendices e lendas que influenciaram fundamentalmente seu gênio literário.

Além de administrador colonial, foi também agricultor.

Obras do Autor[editar | editar código-fonte]

(Esta lista está incompleta)

(Esta lista está incompleta)

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.