Hereheretue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fotografia da NASA do Atol Hereheretue.

Hereheretue (também grafado Héréhérétué) é um atol das Ilhas do Duque de Gloucester, na Polinésia Francesa, com uma superfície total de 0,6 km².

É um atol pequeno e longínquo, o extremo norte do grupo das Ilhas do Duque de Gloucester, localizado a 150 quilómetros do atol Anuanuraro e a 450 km de Hao, a comuna a que este faz parte. Hereheretue possui uma lagoa no seu interior sem qualquer ligação ao mar, como acontece na maioria das ilhas do seu grupo. Tem uma população total de 57 habitantes, segundo os Censos de 2002, e também dispõe de uma estação meteorológica.

Administração[editar | editar código-fonte]

Administrativamente é um dos quatro atóis das Ilhas do Duque de Gloucester que pertencem à comuna de Hereheretue (o próprio atol), e que está associado à comuna de Hao, situada no Arquipélago de Tuamotu.

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

O nome do atol "Héréhérétué", com a ortografia do francês arcaico, consta listado no Livro Guinness dos Recordes Mundiais como a palavra com mais acentos do que em qualquer outra língua.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polinésia Francesa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.