Hermann von Fehling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Hermann von Fehling
Química
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 9 de junho de 1812
Local Lübeck
Morte 1 de julho de 1885 (73 anos)
Local Stuttgart
Atividade
Campo(s) Química
Conhecido(a) por Solução de Fehling

Hermann von Fehling (Lübeck, 9 de junho de 1812Estugarda, 1 de julho de 1885) foi um químico alemão.

Conhecido por desenvolver a Solução de Fehling usada para, além de outras coisas, diferenciar açúcares (carboidratos).

Com a intenção de se formar em farmácia, entrou na Universidade de Heidelberg por volta de 1835, e após se graduar foi para Gießen como auxiliar de Justus von Liebig, com quem elucidou a composição dos paraldeídos e metaldeídos.

Em 1839, com a recomendação de Leibig, foi apontado para ocupar a cadeira de química na Politécnica de Stuttgart. Seu trabalho lá, inicialmente, incluiu uma investigação do ácido succínico e da preparação do Cianeto de Fenil (atualmente conhecido como benzonitrila, uma nitrila simples do grupo dos anéis aromáticos).

Dentre os métodos químicos por ele elaborados, o mais conhecido é a solução de Fehling, que consiste em uma solução se sulfato cúprico misturado alcalinos e tartarato de sódio e potássio (conhecido como sal de Rochelle). Ele também contribuiu para o Handwörterbuch de Liebig, Wöhler e Poggendorff e contribuiu para a criação de livros de textos de química para Thomas Graham e Friedrich Julius Otto, e por muitos anos foi membro do comitê de revisão da Farmacopéia Alemã (ou Pharmacopoeia Germanica), morrendo anos após em Estugarda.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.