Solução de Fehling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Solução de Fehling, também chamada de Reagente de Fehling ou Licor de Fehling, é uma solução, desenvolvida pelo químico alemão Hermann von Fehling, geralmente usada para se diferenciar entre os grupos funcionais Cetona e Aldeído. A solução a ser testada é aquecida junto com a Solução de Fehling; um precipitado de cor vermelha indica a presenca de um aldeído. As cetonas não reagem.

  • Em termos gerais temos:

Solução de fehling.gif


Um exemplo para seu uso é detectar glicose na urina, verificando-se assim uma possível diabetes. É também utilizado para determinar açúcares (Carboidratos) redutores; ao se reagir com monossacarídeos torna-se esverdeada, reagindo-se com dissacarídeos torna-se avermelhada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um composto orgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa.