Highlife

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Highlife é um gênero musical que veio de Gana, Serra Leoa e Nigéria nos anos 1920 que incorporou a tradicional nona na harmonia das canções, assim como a melodia e o ritmo da música tradicional Akan e mesclou a instrumentos da música popular ocidental. Se espalhou para os outros países da África Ocidental. É muito popular na Libéria e todos falando Inglês-África Ocidental, embora pouco tenha sido produzido em outros países, devido aos desafios econômicos provocados por guerras e instabilidade. Joromi é um sub-gênero.

O Highlife era associado a aristocracia local durante o período colonial. Em torno de 1930, o Highlife se espalhou para países como Serra LeosLibériaGâmbia e Nigéria por meio dos trabalhadores de Gana, assim como outros países do oeste do continente africano onde o gênero agora é muito popular.

Caracteriza-se por alguns trompetes de cores chamativas e múltiplas guitarras. Também adquiriu recentemente sons de sintetizadores (Daddy Lumba).

A guitarra arpegiada característica do gênero se deu por influência do guitarrista Afro-Cubano Guajeo. O padrão de ataques pontuais é praticamente idêntico ao padrão rítmico 3-2 da clave cubana(instrumento)  como exemplificado na imagem.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Highlife é caracterizado por instrumentos de sopro (com tendencias de jazz) e várias guitarras que lideram a banda. Recentemente, adquiriu um uptempo, som controlado por sintetizador.[1][2][3]

Top: clave. Bottom highlife guitar part. áudio

Saka Acquaye and His African Ensemble são apresentados no Nonesuch Explorer Series album Ghana: High-Life & Other Popular Music (Vozes da África: High-Life e Outras Músicas Populares 1969/2002).

Entre os artistas mais destacados encontramos:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Igbo Highlife Music». Pamela Stitch. 17 de julho de 2011. Consultado em 1 de outubro de 2014. Arquivado do original em 1 de outubro de 2014 
  2. Oti, Sonny (2009). Highlife Music in West Africa. [S.l.]: African Books Collective. ISBN 978-978-8422-08-2 
  3. Davies, Carole Boyce (2008). Encyclopedia of the African diaspora: Origins, experiences, and culture. [S.l.]: ABC-CLIO, Inc. p. 525. ISBN 978-1-85109-700-5 
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.