História da Dalmácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A História da Dalmácia diz respeito à história da região que inclui a costa oriental do Mar Adriático desde o século II a.C. até os dias atuais.

A primeira citação da Dalmácia como província veio após seu criação como parte do Império Romano. A Dalmácia foi destruída por tribos bárbaras no começo do século IV. Os eslavos se instalaram na região no século VI, os croatas brancos se instalaram na Dalmácia no século seguinte.

Antiguidade Clássica[editar | editar código-fonte]

A história da Dalmácia iniciou em 180 a.C., quando a tribo de onde origina o nome do país se proclama independente de Gêncio, o rei da Ilíria, e implanta uma república. Sua capital era Delmínio (nome atual Tomislavgrado); seu território se estendia ao norte desde o rio Neretva até o rio Cetina e, mais tarde, até o Krka, onde encontrava os confins da Libúrnia.

Dominação romana[editar | editar código-fonte]

O Império Romano começou a conquista da Ilíria no ano 168 a.C., criando a província romana da Ilíria. Em 156 a.C., os dálmatas foram pela primeira vez atacados por um exército romano e forçados a pagar impostos. Em 10 d.C., durante o reinado de Augusto, Ilírico foi dividido em Panônia no norte e Dalmácia no sul, depois que o último de muitos levantes conhecidos coletivamente como a Grande Revolta Ilíria foram esmagados por Tibério em 9 d.C.[1] depois do fim da revolta, houve aceitação geral da civilização latina em toda a Ilíria e dominação do Império Romano.

Referências

  1. «Dalmatian History». www.croatiatraveller.com. Consultado em 28 de dezembro de 2020