Ibn Abd-el-Hakam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ibn Abd-el-Hakem (ca. 803al-Fustat, 870 ou 871) foi historiador egípcio, autor de História da Conquista do Egito e Norte da África e Espanha.

Seu trabalho foi um dos primeiros dos árabes contando as conquistas islâmicas dos países. Este trabalho foi escrito entre 150-200 anos após os eventos descritos, e mistura lendas a acontecimentos. Ele é lembrado frequentemente pelos últimos historiadores islâmicos. Parte do livro que fala sobre a conquista islâmica da Espanha, traduzido para o inglês por John Harris Jones (Gottingen, W. Fr. Kaestner, 1858, pp. 18–22), está disponível online no site Internet Medieval Sourcebook.

O pai do autor e seu irmão Muhammad foram seguidores da corrente de direito islâmico maliquita.


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.