Idiomas sem Fronteiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Idiomas sem Fronteiras[1][2][3] (abreviação: IsF[1]) é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado de idiomas no Brasil, além de propiciar grandes mudanças[carece de fontes?] no ensino de línguas estrangeiras nas universidades do País.

O Programa[editar | editar código-fonte]

O Idiomas sem Fronteiras[4] foi desenvolvido com o fim de possibilitar, pelo programa Ciência sem Fronteiras, além de outros programas de mobilidade estudantil, oportunidades de acesso a universidades em outros países, nos quais a educação superior é conduzida em línguas estrangeiras[1]. Neste sentido, as comunidades universitárias brasileiras também recebem um número cada vez maior de professoras e alunos estrangeiros[1]. O programa inclui cursos a distância, cursos presenciais e aplicação de exames de proficiência[1]. Atualmente o programa mantém ações para o ensino das línguas inglesa e francesa[1], há planos para incluir no programa cursos de espanhol e mandarim.[5]

Parcerias[editar | editar código-fonte]

São diversas as empresas parceiras do programa[6], sendo a principal delas a multibilionária Cengage Learning.

Fim do Programa[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2019, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o fim do programa[7]. No fim do mesmo ano, a plataforma My English Online, que oferecia ensino gratuito do idioma inglês, inclusive com emissão de certificados, também foi encerrada[8].

Referências