Ikaalinen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ikaalinen
Nome oficiais
(fi) Ikaalisten kaupunki
(sv) Ikalis stad
Geografia
País
Agência Regional
Western and Central Finland Regional State Administrative Agency (en)
Regiões
Área
750,48 km2 ()
Coordenadas
Demografia
População
6 783 hab. ()
Densidade
9 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
Assembleia deliberante
Ikaalinen City Council (d)
História
Fundação
Identidade
Língua oficial
Brazão
Identificadores
Website
Mapa

Ikaalinen (em sueco: Ikalis) é um município da Finlândia.

Está localizado na província da Finlândia Ocidental, e faz parte da sub-região da Pirkanmaa. A cidade tem uma população de 7 388 habitantes (estimativas de março de 2010)[1], e abrange uma área de 843,51 km², dos quais 93,16 km² é constituído por água. A densidade populacional é de 9,85 hab/km².

O Parque Nacional Seitseminen está parcialmente localizado no município.

Ikaalinen é uma atração turística na Finlândia, principalmente ao fato da cidade sediar festivais de música popular, tradição que remonta na cidade desde o século passado, especialmente a música do acordeão. Sua bela paisagem é um fascínio aos visitantes.

Em Ikaalinen, cerca de 55 % da população trabalha no setor terciário, prestando serviços principalmente ao governo municipal. A agricultura, que sempre constituiu uma importante fonte de renda no município, responde por aproximadamente 15 % da economia local.

Ikaalinen tornou-se um município independente em 1641. Ganhou estatuto de cidade em 1858, o qual foi revalidado em 1977.

Referências

  1. Centro de População da Finlândia. «Dados populacionais dos municípios da Finlândia» (em Finlândes e sueco). Consultado em 19 de junho de 2010. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]