Ilha Isabela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Isabela
Equador
Província Galápagos
Capital Puerto Villamil
População 1.619 habitantes
Censo 2001
Área 5.368 km2
Densidade 0,35 hab./km2


Isabela é a maior ilha do arquipélago das Galápagos, administrada pelo Equador. Tem uma área de 4588 km² e é maior ilha das Galápagos.

O seu nome advém da rainha Isabel que patrocinou a viagem de Cristóvão Colombo em que este descobriu o Novo Mundo. Seu ponto mais elevado é vulcão do lobo com uma altura de 1.707 medidores. A forma da ilha é o produto da fusão de vários grandes vulcões, com quase 2000 m de altitude, numa única ilha.

Pela ilha existem várias trilhas que levam a lugares magníficos, onde se pode observar as tartarugas do arquipélago. É rica em biodiversidade: perto da costa vê-se grande variedade de aves marinhas, como pinguins, petréis, mergulhões, falcões-das-galápagos, pombos-das-galápagos, e pelicanos, além de iguanas marinhas, tartarugas, leões marinhos e caranguejos. Nas vertentes e caldeiras dos vulcões de Isabela há ainda vegetação muito interessante.

Isabela também é um cantão do Equador cuja capital é a localidade de Puerto Villamil, a maior da ilha e a terceira maior do arquipélago, situada na ponta sudeste da ilha.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A ilha Isabela é a maior ilha do arquipélago dos Galápagos, com 8000 km². Possui o formato de um cavalo marinho e se localiza ao oeste do arquipélago. A ilha tem cinco vulcões, sendo o mais alto o vulcão Wolf com 1707 m de altitude, parte deles ativos no século XX.[1]

Referências

  1. Guia Geográfico - América Mapas. Ilhas Galápagos. Página visitada em 31/10/2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Equador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.