Iguana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaIguana
Cabeça de iguana-roxo

Cabeça de iguana-roxo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Iguanidae
Género: Iguana
Espécies
Iguana-das-caraíbas, Iguana delicatissima
Iguana-verde, Iguana iguana
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Iguana

Iguana é um gênero de répteis herbívoros[1] da família Iguanidae, característico das zonas tropicais das Américas: América Central, norte do Brasil e região central do México.

O iguana da espécie Iguana iguana, também chamado de iguana-verde, é um dos répteis mais criados em cativeiro.

Têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, podendo atingir 180 cm. Quando novos, os iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do corpo. Iguanas podem ser criadas em terrário tropical úmido, por habitar florestas tropicais.

Se pensa adquirir uma Iguana deve pensar em criar o habitat mais adequado. Para tal necessita de:

Uma jaula de tamanho adequado em vidro se possivel Fonte luminosa adequada Fonte de calor Material para o fundo do habitat ( evitar serradura,areia, e qualquer material passivel de ser ingerido Comida própria para Iguanas Ramos tratados e limpos para escaladas Certificar-se de que compra um animal saudável e de que o veterinário mais perto de si está familiarizado com exóticos. As iguanas podem crescer muito e depressa por isso tome em conta que a sua pequena Iguana não o será por muito tempo pelo que deve investir em uma Jaula de bom tamanho.A Iguana precisa de 12 a 15 horas de luz do dia e cerca de 10 horas de escuridão total, com umidade relativa de 60 a 90 por cento. A luz de ultravioletas serve para a Iguana metabolizar o cálcio. Se possivel forneça uma jaula que a proteja e permita intimidade de forma a lhe dar mais segurança. Os ramos são essenciais para o exercicio e para evitar situações de stress

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.