Ilha dos Estados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilha dos Estados
Isla de los Estados
Ilha dos Estados está localizado em: Argentina
Ilha dos Estados
Localização na Argentina
54° 47' S 64° 15' O
Geografia física
Localização Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul
Ponto culminante 823 m
Área 534  km²
Geografia humana
População 4
Densidade 0  hab./km²
Isla de los Estados.jpg
Montanhas na Isla de los Estados

A Isla de los Estados (Ilha dos Estados) (54° 47' S 64° 15' O) é uma ilha argentina, próxima ao Estreito de Le Maire, na extremidade leste do arquipélago da Tierra del Fuego. Deve o seu nome aos Estados Gerais dos Países Baixos.

Dado que foi declarada reserva provincial ecológica, histórica e turística, o acesso está restringido a determinados contingentes turísticos que partem de Ushuaia, que devem pernoitar na embarcação que os trouxe. Todo o arquipélago é administrado pela Armada Argentina.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A ilha foi descoberta em 25 de dezembro de 1615 por Jacob le Maire e Willem Schouten, que lhe chamou Terra dos Lordes do Estado. O capitão neerlandês Hendrik Brouwer avistou-a em 1643. O navegador argentino Luis Piedra Buena construiu um abrigo perto de Port Cook em 1862, e uma pequena fábrica de extração de óleo de foca na ilha.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

  1. Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH de la República de Alemania (1998). Desarrollo y Conservación de la Isla de los Estados Sitio del Gobierno de la Provincia de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur.