Imidacloprida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Imidaclopride)
Estrutura da Imidacloprida

A imidacloprida pertence à família química dos neonicotinóide, a mais difundida no mundo para uso agricultura desde o início dos anos 1990. Fabricado principalmente pela Bayer, é um neonicotinóide de 1ª geração, que, tal como todos os outros neonicotinóides, actua como agonista dos receptores nicotínicos dos insectos. Possui na sua composição química um grupo cloropiridinil heterocíclico e possui acção sistémica.

Principais aplicações[editar | editar código-fonte]

A imidacloprida é uma substância ativa de produto fitossanitário ou fitofarmacêutico ou pesticida, com efeito insecticida sistémico, pertencente à família química dos que actuam por contacto e ingestão. É usado em plantações de arroz, algodão, batatas e em pomares, para o controlo de insectos do solo, moscas-brancas e térmitas.

Pode contaminar as águas e é extremamente perigoso para abelhas, [1]não devendo ser aplicado na época da floração. É também perigoso para aves.[2]

Referências

  1. European Agency Says Insecticides a Threat to Honey Bees. The Wall Street Journal, 16 de janeiro de 2013. Também publicado em português no site Em pratos limpos, 21 de janeiro de 2013, sob o título UE suspeita de inseticidas por "sumiço" de abelhas.
  2. Imidaclorpride[ligação inativa]

Ver também[editar | editar código-fonte]