Indústria de transformação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A indústria de transformação é o tipo de indústria que transforma matéria-prima em um produto final ou intermediário para outra industria de transformação. Como exemplo de industria de transformação temos as refinarias de petróleo que usam o petróleo como matéria-prima tanto para produtos finais, como por exemplo óleo diesel e gasolina, quanto para produtos intermediários como por exemplo nafta que é utilizada pela indústria petroquímica em diversos produtos como, por exemplo, os plásticos.

O crescimento industrial dos últimos anos permitiu que o Brasil desenvolvesse um dos mais importantes e completos parques industriais da América Latina. Os clusters coureiro calçadistas são um exemplo de extrema importância. -Indústrias de bens de produção: Transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para ser utilizada por outras indústrias; -Indústrias intermediárias: Produzem máquinas e equipamentos para outras indústrias; -Indústrias de bens de consumo: Produzem bens voltados diretamente para o consumidor final.

As indústrias de transformação são responsáveis por 97% do valor da produção industrial do Brasil, ficando os outros 3% para as industrias extrativistas. Destaque para a industria de transformação mineral (metalurgica, siderurgica, fertilizantes, cimento, petroquímica, etc…), estimada em 130 bilhões de dólares, com participação de 28% do PIB.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Coleção Objetivo, Sistema de Métodos de Aprendizagem, Geografia do Brasil: Quadro Natural e Humano; Livro 24. Editora SOL
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.