Indústria de transformação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A indústria de transformação é o tipo de indústria que transforma matéria-prima em um produto final ou intermediário para outra industria de transformação. Como exemplo de industria de transformação temos as refinarias de petróleo que usam o petróleo como matéria-prima tanto para produtos finais, como por exemplo óleo diesel e gasolina, quanto para produtos intermediários como por exemplo nafta que é utilizada pela indústria petroquímica em diversos produtos como, por exemplo, os plásticos.

O crescimento industrial das últimas décadas permitiu que o Brasil desenvolvesse um dos mais importantes e completos parques industriais da América Latina. Os clusters coureiro calçadistas são um exemplo de extrema importância.

Indústrias de bens de produção:[editar | editar código-fonte]

Transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para ser utilizada por outras indústrias; -Indústrias intermediárias: Produzem máquinas e equipamentos para outras indústrias.

Indústrias de bens de consumo:[editar | editar código-fonte]

Produzem bens voltados diretamente para o consumidor final.

Destaque para a industria de transformação mineral (metalurgica, siderurgica, fertilizantes, cimento, petroquímica, etc…), estimada em 130 bilhões de dólares

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Coleção Objetivo, Sistema de Métodos de Aprendizagem, Geografia do Brasil: Quadro Natural e Humano; Livro 24. Editora SOL
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.