Inferno (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros livros chamados Inferno, veja Inferno (desambiguação).
Inferno
Autor(es) Patrícia Melo
Idioma Português
País  Brasil
Assunto Ficção policial
Editora Companhia das Letras
Formato Capa em cartão
Lançamento 2000
Páginas 379
ISBN 8535900500

Inferno é um livro da escritora brasileira Patrícia Melo, publicado em 2000.

Sinopse[1][editar | editar código-fonte]

Inferno conta a saga de José Luís Reis - Zé Luís, apelidado Reizinho.

A vida de Reizinho se parece com a de muitos meninos que moram em favelas. Filho de Alzira, uma empregada doméstica que acredita na violência como método de. disciplina, ele desiste da escola às escondidas e se torna olheiro dos traficantes. Seja circulando pelas vielas ou parado em seu posto no alto do morro, o menino solta a imaginação e fantasia uma série de situações, como o encontro com o pai que abandonou a família antes que ele pudesse conhecê-lo.

Aos poucos, Reizinho mergulha no universo das drogas, tornando-se dependente químico, e termina cada vez mais envolvido com o crime, apesar das tentativas de Alzira de tirá-lo desse meio e lhe arranjar uma profissão honesta. Paralelamente, a irmã do menino não escapa do destino de muitas adolescentes pobres: virar mãe solteira.

Os conflitos com a polícia e as facções rivais, as traições de membros da quadrilha, as mortes por vingança e a adrenalina constante de quem vive à margem da sociedade são alguns dos elementos presentes em Inferno. Em certos trechos, o leitor perde o fôlego, tamanha a veracidade e a intensidade da trama. A cada capítulo, o instinto de sobrevivência de Reizinho se torna mais aguçado, enquanto o que resta da inocência infantil desaparece.

Referências

  1. «www.rocco.com.br/shopping/ExibirLivro.asp?Livro_ID=9788532525260». Consultado em 29 de junho de 2011. Arquivado do original em 23 de dezembro de 2010