Instância (classe)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Em programação orientada a objetos, chama-se instância de uma classe, um objeto cujo comportamento e estado são definidos pela classe. "Instância" é, neste caso, um anglicismo, significando "caso" ou "exemplo" (em inglês instance).

As instâncias de uma classe compartilham o mesmo conjunto de atributos, embora sejam diferentes quanto ao conteúdo desses atributos. Por exemplo, a classe "Empregado" descreve os atributos comuns a todas as instâncias da classe "Empregado". Os objetos dessa classe podem ser semelhantes, mas variam em atributos tais como "nome" e "salário". A descrição da classe contém os itens correspondentes a esses atributos e define as operações ou ações relevantes para a classe, tais como "aumento de salário" ou "mudança do número de telefone". Pode-se então falar sobre uma instância com o nome = "Joana Coelho" e outra com o nome = "João Coelho".

Instância é a concretização de uma classe. Em termos intuitivos, uma classe é como um "molde" que gera instâncias de um certo tipo; um objeto é algo que existe fisicamente e que foi "moldado" na classe.

Assim, em programação orientada a objetos, a palavra "instanciar" significa criar. Quando falamos em "instanciar um objeto", criamos fisicamente uma representação concreta da classe. Por exemplo: "animal" é uma classe ou um molde; "cachorro" é uma instância de "animal" e apesar de carregar todas as características do molde de "animal", é completamente independente de outras instâncias de "animal". Exemplo em C#:

// Classe
class Animal
{
   // Atributo
   protected string especie;
 
   // Construtor
   public Animal(string especie)
   {
      this.especie = especie;
   }
 
   // Execução
   static void Main(string[] args)
   {
      // Instâncias
      Animal cachorro = new Animal("Canis lupus familiaris");
      Animal gato = new Animal("Felis catus");
      Animal lobo = new Animal("Canis lupus");
   }
}
Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.