Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bloco D
Bloco D,Instituto de Ciências biológicas -ICB Foto: Anderson Almeida
Blocos B e A, Instituto de Ciências Biológicas - ICB, Foto: Foca Lisboa
Antigo jardim entre blocos C, F, G e J antes das reformas do ICB em 2014.
Incrição do marco da transferência do ICB para o campus Pampulha.
Placa do Museu de Ciências Morfológicas, pertencente ao ICB.

O Instituto de Ciências Biológicas da UFMG é uma instituição vinculada a Universidade Federal de Minas Gerais, que sedia as diversas linhas de pesquisa nas áreas da biologia humana e ambiental, e ainda, ministra aulas do curso de Ciências Biológicas, os ciclos básicos de outros cursos da área biológica e mantém coleções taxonômicas e o Museu de Ciências Morfológicas.

A área física do Instituto está localizada no Campus Pampulha da Universidade Federal, próximo à reitoria e à Biblioteca Central Universitária. Seus 10 departamentos e cerca de 116 laboratórios se distribuem pelos seus 17 blocos denominados de A até Q.

Existem grupos de estudos interdisciplinares de grande destaque na universidade e no país. Por exemplo, o Grupo Interdepartamental de Estudos sobre Esquistossomose (GIDE) e os programas de pós-graduação em Neurociências (mestrado e doutorado) e Bioinformática (apenas doutorado). também oferece cursos de mestrado e doutorado.

História[editar | editar código-fonte]

A unidade acadêmica originou do desmembramento da antiga Faculdade de Filosofia, a partir da Reforma Universitária implantada pela UFMG em 1969, do qual surgiram a atual Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, o Instituto de Ciências Biológicas, o Instituto de Ciências Exatas e seus respectivos ciclos básicos, o Instituto de Geociências e as faculdades de Letras e de Educação.

Na Reforma Universitária de 1968 e durante a década de 70, os diversos departamentos já existentes foram se transferindo para o Campus da Pampulha, como o Departamento de Botânica, o de Zoologia (da antiga Faculdade de Filosofia), o de Parasitologia e o de Bioquímica e Imunologia (antes sediado na Faculdade de Medicina). Alguns foram criados pela união de professores de várias unidades, como o Departamento de Fisiologia e Biofísica (integração das cadeiras de Fisiologia das Faculdades de Medicina, Enfermagem, Veterinária, Filosofia e Ciências Humanas, Farmácia e Odontologia), o de Microbiologia, o de Farmacologia e o de Patologia Geral.

A história da criação de cada departamento, em detalhes e esclarecida, além dos contatos de laboratórios e professores vinculados, estão dispostos no site do próprio departamento.

Departamentos Acadêmicos[editar | editar código-fonte]

Nesse Instituto estão sediados dez departamentos:

Departamento Acadêmico Localização da administração (Bloco-Andar) Site do Departamento
Biologia Geral L-3 BIG
Bioquímica e Imunologia K-4 BIQ
Botânica I-2 BOT
Farmacologia A-3 FAR
Fisiologia e Biofísica A-4 FIB
Microbiologia F-4 MIC
Morforlogia K-3 MOF
Parasitologia I-4 PAR
Patologia Geral C-3 PAT
Zoologia E-2 ZOL


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]