Iskra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Iskra
Iskra
País Rússia
Fundação 1900
Fundador Lenin
Editor Lenin, Gueorgui Plekhanov, Julius Martov, Pavel Akselrod, Vera Zasulitch, Aleksandr Potresov
Idioma língua russa
Data de encerramento 1905 (119 anos)

Iskra (em língua russa: Искра, "faísca", ""centelha") foi um jornal político publicado por emigrantes socialistas da Rússia e com um caráter revolucionário marxista. Foi, de fato, o órgão do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). A primeira edição foi publicada em Lípsia (Alemanha) em janeiro de 1901, com a colaboração dos social-democratas alemães, que ajudaram na instalação do talher de impressão e no transporte clandestino do jornal através da fronteira germano-russa.

Entre janeiro de 1901 e julho de 1903 foram publicados 44 números, com artigos entre os que destacou As tarefas mais urgentes do nosso movimento, escrito pelo próprio Lenin. O próprio Lenin tratou o desenvolvimento do jornal em matéria de organização na sua obra Что делать? (Que fazer?).

Após o II Congresso do POSDR (1903), Lenin foi eleito dirigente do Partido e o controlo do Iskra passou aos mencheviques, tornando-se os bolcheviques desde então em opositores diretos à linha editorial do jornal. O jornal publicou-se até 1905, com uma tiragem meia de 8.000 números.

Dentre a equipa dirigente destacaram:

Ver também[editar | editar código-fonte]