Israel ben Eliezer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Israel ben Eliezer

'Rabi Israel ben Eliezer (em hebraicoרבי ישראל בן אליעזרou) ou Baal Shem Tov, também conhecido pelo acrônimo Besht (Okopy, Podólia, então parte da Comunidade Polaco-Lituana, Medzhybizh, Ucrânia, 22 de maio de 1760) foi um conhecido rabino místico polonês, tido como fundador do hassidismo.

O acrônimo Besht é mais utilizado ne linguagem escrita. Rabi Israel ben Eliezer não foi o único Baal Shem da história, mas ele é o mais reconhecido por este nome. A biografia de Besht é tão cheia de lendas e milagres, que é difícil saber o que são fatos verdadeiros ou não. O pouco que se sabe da vida de Israel. Seus pais chamavam-se Eliezer e Sarah, um jovem casal muito devotos e pobres. A família morava numa comunidade perto de Okopy Świętej Trójcy, hoje Okopy, oeste da Ucrânia. Perdeu seus pais com um pouco mais de cinco anos de idade, passando a ser cuidado pela comunidade, da qual pertencia. Desde pequeno adorava desfrutar de momentos de solidão, principalmente quando passeava pelas florestas. Israel era uma criança aplicada e logo após o término de seu Cheder passou a ser assistente de seu mentor, ajudando os outros estudantes. No ano de 1712 Israel ganhou o posto de administrador da sinagoga de sua cidade. Quatro anos depois em 1716, Israel casou-se, mas pouco tempo depois ficou viúvo. Não se sabe ao certo o nome de sua esposa.

Rabi Israel Baal Shem Tov faleceu no primeiro dia de Shavuot, aos sessenta e dois anos na cidade de Medzhybizh, Ucrânia. Ele Não deixou obras escritas, mas seus ensinamentos e doutrinas foram registrados por seus discípulos e publicados após sua morte.

Muitos acreditam que Baal Shem Tov seja descendente da casa real do Rei Davi.



Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.