JNode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
JNode
Desenvolvedor Apache Software Foundation
Versão estável 0.2.5 (27 de Setemro de 2007)
Gênero(s) Sistema Operacional
Licença GNU Lesser General Public License
Página oficial http://www.jnode.org/

JNode (Java New Operating System Design Effort) é um sistema operacional open source (licenciado sob LGPL) feito em Java (linguagem de programação). O projeto tomou a direção única de criar todo o software em Java, com exceção de alguma linguagem de máquina para o boot e carga do sistema. O compilador JVM (que normalmente usa compilação just-in-time) é usado para construir binários nativos fora do código Java principal. Dessa maneira, quase todo o sistema pode ser escrito na linguagem Java.

Ewout Prangsma iniciou a primeira tentativa em 1995 com o Java Bootable System (JBS). O autor não estava satisfeito com a quantidade de código C e assembly necessário e passou para uma nova tentativa chamada JBS2. O JNode é a terceira tentativa, iniciada em 2003. O JNode usa somente duas linguagens, Java e assembly. Esse sistema entende os sistemas de arquivos ext2, FAT, NTFS e ISO 9660 e o protocolo de rede TCP/IP, e possui uma interface gráfica com o usuário funcional, e dispositivos USB. O usa a biblioteca Java GNU Classpath e (quando completado) deve rodar qualquer programa Java.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde janeiro de 2008). Ajude e colabore com a tradução.