JNode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
JNode
Desenvolvedor Apache Software Foundation
Versão estável 0.2.5 (27 de Setemro de 2007)
Gênero(s) Sistema Operacional
Licença GNU Lesser General Public License
Página oficial http://www.jnode.org/

JNode (Java New Operating System Design Effort) é um sistema operacional open source (licenciado sob LGPL) feito em Java (linguagem de programação). O projeto tomou a direção única de criar todo o software em Java, com exceção de alguma linguagem de máquina para o boot e carga do sistema. O compilador JVM (que normalmente usa compilação just-in-time) é usado para construir binários nativos fora do código Java principal. Dessa maneira, quase todo o sistema pode ser escrito na linguagem Java.

Ewout Prangsma iniciou a primeira tentativa em 1995 com o Java Bootable System (JBS). O autor não estava satisfeito com a quantidade de código C e assembly necessário e passou para uma nova tentativa chamada JBS2. O JNode é a terceira tentativa, iniciada em 2003. O JNode usa somente duas linguagens, Java e assembly. Esse sistema entende os sistemas de arquivos ext2, FAT, NTFS e ISO 9660 e o protocolo de rede TCP/IP, e possui uma interface gráfica com o usuário funcional, e dispositivos USB. O usa a biblioteca Java GNU Classpath e (quando completado) deve rodar qualquer programa Java.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde janeiro de 2008). Ajude e colabore com a tradução.