ISO 9660

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

ISO 9660 também conhecido como ECMA-119 ou CDFS (Compact Disc File System) por alguns provedores de hardware e software, é uma norma de sistema de arquivos, publicado pela International Organization for Standardization a ISO para mídias de disco ótico. Destina-se a suporte os diferentes sistemas operacionais de computadores como Windows, Mac OS clássico, e sistemas do tipo Unix de modo que os dados podem ser trocados.

História[editar | editar código-fonte]

O sistema CDFS é baseadono ISO 9660, um padrão de sistema de arquivos somente leitura escrito pelo grupo High Sierra. O grupo derivou seu nome de encontros iniciados em 1985 no Del Webb's High Sierra Hotel e Casino em Lake Tahoe, Nevada, onde representantes da Apple, Microsoft, Sony e outros começaram a coopera no desenvolvimento de um formato de sistema de arquivos não proprietário para CD-ROM. O padrão inicial foi chamado como o grupo mas a ISO exigiu que uma versão internacional do padrão fosse liberada. Esta versão foi formalizada como ISO 9660.[1]

A High Sierra foi aprovado em Dezembro de 1986 (com as alterações) como padrão internacional pela Ecma International como ECMA-119 [2] and submitted for fast tracking to the ISO, where it was eventually accepted as ISO 9660:1988. The ISO 9660 file system format is now used throughout the industry.


Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências