Jableh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jableh (جبلة)
—  cidade  —
Vista de Jableh
Vista de Jableh
Jableh (جبلة) está localizado em: Síria
Jableh (جبلة)
Localização na Síria
35° 21' 35" N 35° 55' 17" E
País Flag of Síria Syria
Subdivisão Lataquia
Distrito Distrito de Jableh
População (2008)
 - Total 80,000

Jableh (também soletrada como Jebleh, Jabala, Jablah e Gabala; em árabe: جبلة) é uma cidade costeira no Mediterrâneo na Síria1 com cerca de 80.000 habitantes no censo de 2008.

Jableh era parte do Principado de Antioquia, um dos reinos cruzados, até que foi capturada por Saladino em 1189, durante a Terceira Cruzada. Um dos famosos residentes era Hugo de Jabala, bispo da cidade, que relatou a queda do Condado de Edessa ao Papa Eugênio III e foi a primeira pessoa a citar o famoso Preste João. Antes disso, Severiano de Gabala já tinha adquirido fama como opositor de João Crisóstomo no século V d.C.

É ali que está o túmulo e a mesquita do sultão Ibrahim Bin Adham, um famoso místico sufi que renunciou ao trono e se devotou às orações pelo resto de sua vida2 .

A cidade é também a terra de Izz ad-Din al-Qassam, um importante muçulmano que lutou contra a colonização francesa na Síria e que posteriormente se mudou para a Palestina, onde liderou uma revolução contra as autoridades britânicas e as bem armadas gangues judaicas. Al-Qassam se tornou um ícone dos movimentos de libertação palestinos, especialmente do islâmico Hamas, que batizou seu braço militar em sua homenagem - Brigadas Izz ad-Din al-Qassam.

Na antiguidade, Jableh foi uma importante cidade romana. Entre os principais restos deste período está o teatro, capaz de alojar 7.000 espectadores. Próximo à costa, restos ainda mais antigos são testemunhas de uma história que remonta à idade do ferro ou o período fenício.

O teatro romano de Jableh.

A menos de um quilômetro do centro da cidade está o antigo local de Gibala, hoje conhecido como Tell Tweini, habitado desde o terceiro milênio a.C. até o período persa.

Referências

  1. Wikisource-logo.svg "Gabala" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público.
  2. Ibn Batuta. In: Sir Hamilton Gibb. Travels In Asia And Africa 1325-54 (em inglês). [S.l.: s.n.], 1996. p. 62. ISBN 81-206-0809-7
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jableh
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Síria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.