Jack MacGowran

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joseph John "Jack" MacGowran
Nascimento 13 de outubro de 1918
Dublin, Irlanda do Norte
Morte 31 de janeiro de 1973

(54 anos)
New York, Estados Unidos

Nacionalidade República da Irlanda Irlandês
Ocupação ator

Joseph John "Jack" MacGowran (* Dublin, 13 de outubro de 1918; † New York, 31 de janeiro de 1973) foi um ator irlandês.[1]

MacGowran nasceu em Dublin, na Irlanda. Ele estabeleceu sua reputação profissional como um membro da trupe Abbey Players in Dublin, enquanto ganhou renome "de palco" por suas reconhecidas interpretações das obras de Samuel Beckett.

A carreira cinematográfica de MacGowran começou na Irlanda com o filme No Resting Place (1951), onde ele ainda estrelou The Quiet Man (Depois do Vendaval) (1952), The Gentle Gunman (1952), Rooney (1958) e Darby O'Gill and the Little People (1959), entre outros.

Em 1954, mudou-se para Londres, onde ele se tornou membro da Royal Shakespeare Company. Lá ele iniciou sua duradoura amizade com Peter O'Toole, com quem contracenou mais tarde no filme Lord Jim (1965), de Richard Brooks.

Despontou no cenário londrino com Waiting for Godot (Esperando Godot) no Royal Court Theatre; e, com a Royal Shakespeare Company, encenando Endgame, no Aldwych Theatre.

Especializou-se também na obra de Seán O'Casey, criando o personagem Joxer no musical da Broadway, Juno (1959), baseado na peça de O'Casey sobre o conflito da Irlanda do Norte, Juno and the Paycock (1924), que se tornou célebre com o filme de Hitchcock. Interpretou ainda o irmão de O'Casey, Archie, no filme Young Cassidy (1965).

Em 1966 Roman Polański o escalou para o papel de um gangster em Cul-de-Sac e em 1967 para o hilariante Professor Abronsius em Dance of the Vampires (Portugal Por Favor Não Me Morda o Pescoço, Brasil A Dança dos Vampiros).

Outros filmes notáveis estrelados por MacGowran foram a comédia The Titfield Thunderbolt (1953), Tom Jones (1963) de Tony Richardson, Doctor Zhivago (Doutor Jivago) (1965) de David Lean, How I Won the War (Como Ganhei a Guerra) de Richard Lester (1967), e protagonizou, como Professor Collins, Wonderwall (1968) de Joe Massot.

Em 1963 ele se casou com Aileen Gloria Nugent, filha do membro do parlamento, Sir Walter Nugent.

De passagem por New York, para filmar suas cenas em The Exorcist (O Exorcista) (1973), MacGowran morreu de complicações decorrentes de uma gripe contraída em recente epidemia londrina. Tinha 54 anos. Sua filha é a atriz Tara MacGowran.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.