Jackson Yee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jackson Yee
Jackson Yee
Nascimento 28 de novembro de 2000
Huaihua
Cidadania China
Alma mater
  • High School Attached to Hunan Normal University
  • Central Academy of Drama
Ocupação ator, cantor, ator de televisão
Instrumento voz
Página oficial
http://weibo.com/tfyiyangqianxi

Jackson Yee (chinês tradicional: chinês simplificado: pinyin: Yì Yángqiānxǐ; nascido em 28 de novembro de 2000) é um ator e dançarino chinês que também atua como artista solo e cantor. Sua música "Li Sao (O Lamento)" em 2017 foi nomeada "Canção Mandarim do Ano" pela Billboard Radio China. Tem papéis principais em The Longest Day in Chang'an (2019)[1] e Forward (2019). Yee foi descoberto por um gerente de talentos em uma competição de talentos infantis, onde ele realizou uma dança hip-hop e assinou com a TF Entertainment [zh]. É um dos maiores astros pop da China e é membro da banda TFBoys.[2]

Ganhou o prêmio de Melhor Novo Artista em vários prêmios de cinema como o 39º Prêmio Cinematográfico de Hong Kong, o 28º Prêmio de Críticos de Cinema de Xangai, o 27º Prêmio Huading, o 35º Prêmio Hundred Flowers e o 14º Prêmio de Cinema Asiático por seu papel no filme Better Days.[3] Em janeiro de 2018, foi convidado para participar da cerimônia do 60º Grammy Award em Nova Iorque como Embaixador da Música da Radio 101 e foi o músico chinês mais jovem a ser oficialmente convidado para a cerimônia.

De acordo com a Forbes China, Yee ficou em primeiro lugar na lista dos 100 celebridades chinesas em 2021 pelo segundo ano consecutivo.[4] A lista leva em conta a influência e os ganhos dos artistas entre julho de 2020 e junho de 2021. Recebeu aclamação da crítica por sua atuação em Better Days (2019) e seu filme de 2020 A Little Red Flower foi um sucesso adicional.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.