Jet Li

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jet Li
Jet Li
Nome completo Li Lianjie
Outros nomes Jet li
Nascimento 26 de abril de 1963 (51 anos)
Pequim,  China
Ocupação Ator
Cônjuge Nina Li Chi
IMDb: (inglês)

Li Lianjie (nascido em 26 de Abril de 1963), mais conhecido pelo seu nome artístico Jet Li, é um ator, produtor de cinema, artista marcial e campeão de wushu, que nasceu em Pequim, China, posteriormente naturalizado singapurense.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu pai morreu quando tinha dois anos e sua mãe super protetora enviou-o para a academia de Wushu aos 12 anos. Praticando Wushu desde criança, a partir dos 12 anos ganhou 5 vezes o título de campeão nacional chinês de artes marciais (entre 1974 e 1979). O seu êxito levou a República Popular da China a declará-lo um "Tesouro Nacional." Assim, foi convidado a acompanhar diversas visitas oficiais chinesas ao exterior. Aos 17 anos incompletos, em 1979, ele fez a sua estréia no cinema na série Templo Shaolin, que se tornou imediatamente um sucesso nacional na China. Artista marcial excepcional, dotado de uma destreza técnica impressionante, perfeccionista e disciplinado, foi muitas vezes comparado com Bruce Lee. Tornou-se célebre no exterior ao trabalhar com Tsui Hark em 1991 na famosa série Era uma vez na China. qual ele interpretava o herói popular Wong Fei-hung.

Durante anos, Li representou heróis lendários do folclore chinês, desde o revolucionário que luta contra a dinastia Manchu em "Fong say yuk", passando pelo monge caído em desgraça à procura de redenção em "Tai Chi Master", até ao vingador dos chineses contra os invasores japoneses em "Fist of Legend", um "remake" de "Fist of Fury", protagonizado por Bruce Lee.

Os anos passaram com Jet Li a tornar-se numa das figuras mais proeminentes do cinema asiático, mas faltava ainda o reconhecimento mundial. A oportunidade surgiu com "Máquina Mortífera 4", o primeiro papel num filme de Hollywood foi como um vilão em uma saga policial que conquistou o mundo inteiro, versando a sua história acerca das aventuras e desventuras da dupla de policias interpretados por Mel Gibson e Danny Glover. Jet Li, neste filme, interpreta pela primeira vez o papel de mau da fita. O sucesso da longa-metragem esteve distante dos seus congéneres anteriores, mas teve o condão de chamar a atenção de Hollywood para Jet Li, mas seu primeiro filme de Hollywood papel principal graças a Joel Silver que ficou impressionado com o potencial de Li em filmes de ação e convidou-o para o papel principal em "Romeu tem que Morrer", onde a outra figura de destaque era a falecida actriz e cantora Aaliyah.

Jet Li recebeu o convite de Ang Lee para assumir o papel de Li Mu Bai no fabuloso épico de artes marciais "O Tigre e o Dragão". Jet Li recusou a proposta pois tinha prometido à esposa que não trabalharia durante a gravidez desta. Li Mu Bai viria ser excelentemente desempenhado por Chow Yun-Fat. Jet Li casou-se duas vezes, tendo quatro filhos.

Continuando o seu périplo pelo Ocidente, Jet Li viria a co-protagonizar com a aclamada atriz Bridget Fonda " O Beijo do Dragão", lutaria contra si próprio em "O Confronto" e embarcaria num duelo com Mark DaCascos em "Jet Li: Contra o tempo", filme onde entra igualmente o rapper DMX.

Voltaria à China para interpretar o fabuloso papel de "Nameless" no maior épico de artes marciais jamais feito, "Herói". Apesar de a película ter estreado na China em 2002 e Li ainda viria a ter a oportunidade de contracenar com a lenda Morgan Freeman e com o conceituado Bob Hoskins em "Danny the Dog - Cão de Briga".

Em 2006, chegou a confirmar que "O Mestre das Armas" seria o seu último filme voltado a artes marcias no universo da China antiga, (tal fato pode ser visto nos extras do DVD) contradizendo isso dois anos depois, estrelou "O Reino Proibido" ao lado de Jackie Chan. A partir daí, voltou-se para os filmes de ação e atuou em "Os Mercenários" com Sylvester Stallone e outros veteranos em 2010. Também atuou no filme "Os Mercenários 2"

Carreira nas artes marciais[editar | editar código-fonte]

Como atleta, Jet Li dedicou-se ao Wushu, especializando-se nas modalidades sem combate. Ele iniciou sua carreira nas artes marciais como integrante da Equipa de Wushu de Pequim (Beijing Wushu Team), um grupo de atletas organizados para realizar performances durante os Campeonatos Nacionais Chineses (All China Games).

Como membro da equipe, recebeu treino intensivo e conquistou 15 medalhas de ouro e uma medalha de prata nos campeonatos chineses de wushu:

  • 1974 – Youth National Athletic Competition: medalha de ouro pela forma com sabre, medalha de ouro pela forma desarmada opcional, medalha de ouro do torneio
  • 1975 – Third Chinese Wushu Championships: medalha de ouro pela forma de punho longo (changquan), medalha de prata pela forma com lança
  • 1977 – National Wushu Competition: medalha de ouro pela forma de punho longo, medalha de ouro pela forma com sabre
  • 1978 – National Wushu Competition: medalha de ouro pela forma de punho longo, medalha de ouro pela forma desarmada opcional, medalha de ouro pela forma com sabre, medalha de ouro do torneio
  • 1979 – Fourth Chinese Wushu Championships: medalha de ouro pela forma de punho longo, medalha de ouro pela forma desarmada opcional, medalha de ouro pela forma com sabre, medalha de ouro pela forma com sparring (de combate), medalha de ouro do torneio.

Todas as suas medalhas de ouro pela forma desarmada opcional foram conquistadas com uma forma denominada fanzi yingzhuaquan (翻子鷹爪拳, garra de águia Fanziquan)

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Considerando as estatísticas do US Box Office, o filme mais bem sucedido de Jet Li em Agosto de 2010 é Máquina Mortífera 4, que arrecadou mais de 130 milhões de dólares no mercado interno, enquanto o segundo é A Múmia: Tumba do Imperador Dragão, com mais de 102 milhões de dólares.[2] Herói é o terceiro filme em língua estrangeira mais bem sucedido nos Estados Unidos[3] e um dos seus melhores filmes aclamados pela crítica[4] . O Mestre das Armas é o sexto filme em língua estrangeira mais bem sucedido de todos os tempos nos Estados Unidos.[4]

Referências

  1. Xinhuanet.com. News.xinhuanet.com. Página visitada em 2 de Outubro, 2010.
  2. Jet Li. Box Office Mojo. Página visitada em 8 de Agosto, 2010.
  3. Foreign Language. Box Office Mojo. Página visitada em August 6, 2010.
  4. a b Jet Li. Rotten Tomatoes. Página visitada em August 8, 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Jet Li