Garra de águia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Garra de águia
Chan Tzi Ching performando a técnica
Informação geral
Foco Chin Na
Local de origem República Popular da China China
Grafia
Nome nativo 鷹爪派
yīng zhǎo pài
Tradução literal Ying Zhao Pai
Outros nomes Fan Tsi Eagle Claw
BR Garra de águia
Outras informações
Esporte olímpico Não
Cronologia das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais

Garra de águia ou Shaolin "Fan Tsi Eagle Claw" é um estilo de Wushu (arte marcial milenar tradicional chinesa). Este complexo estilo de kung fu originou-se no norte da China, onde foi desenvolvida pelo General Yuè Fēi (岳飛, em cantonês: Ngok Fei), fundador do estilo, a fim de treinar todos os seus soldados para combates. Sua fama se deve ao fato ter vencido muitas batalhas com suas técnicas de combate, isto foi fundamental para que as técnicas continuassem a serem desenvolvidas e difundidas.

Características[editar | editar código-fonte]

As técnicas, como de costume nas artes marciais chinesas, inspiram-se nos elementos da natureza e animais. Garra de águia do norte utiliza-se de golpes rápidos fortes e precisos, porém maleáveis e suaves. Há diversas técnicas envolvendo torções e quebramentos, chaves e agarramentos em pontos de pressão e imobilização das articulações, usando-se na maioria das vezes as falanges, simulando a garra de uma águia no momento que ataca sua presa. Chutes, chutes aéreos, quedas, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas também fazem parte da extensa lista de técnicas e muitas outras mais. Este é um estilo que explora cada parte do corpo de cada praticante, levando-o ao limite e o forçando a superá-lo.

História[editar | editar código-fonte]

O kung-fu Garra de Águia foi criado na dinastia Sung. Esta popularidade, entretanto, só veio na dinastia Ming. O desenvolvimento histórico do kung-fu Garra de Águia é a seguinte: Um monge chamado Lai Chun, que foi um famoso praticante do estilo Fan Tsi (estilo acrobático),desenvolvera um interesse nas técnicas de Garra de Águia, por serem muito úteis e eficientes. Ele dedicou uma grande parte de sua vida treinando e improvisando as técnicas Fan Tsi e Garra de Águia que ele incorporou em uma nova série de técnicas de luta em um sistema único passando chamar-se, "Ien Jiao Fan Tsi (Garra de Águia Acrobático)".

Essas técnicas foram então passadas para um monge chamado Tao Chaig que passou para um monge chamado Fat Sing. Até esse período essas série de técnicas foi somente ensinada para monges budistas e então, essas técnicas não foram conhecidas por muitas pessoas. No final da Dinastia Qing, um homem chamado Lau Si Chun, de Huibei herdou essa técnicas de luta de Fat Sing. Lau Si Chun passou 30 anos praticando. Ele tornou-se famoso em Beijing por causa de seu conhecimento e habilidade em "Shaolin Fan Tsi Ien Jiao" (Shaolin Garra de Águia Acrobático). Lau Si Chun também se especializou na técnica do "Daí Gong Gee" (bastão longo), por causa de sua performance notável nas velhas competições de kung-fu. Alguns anos mais tarde, ele passou toda sua técnica para seu sobrinho Lau Sing Yau. Lau Sing Yau então passou esse conhecimento para seu terceiro filho Lau Kai Man e seu sobrinho Chan Tsi Cheng. Lau Kan Man passou o kung-fu Garra de Águia para seu sobrinho Lau Fat Mang (7ª Geração dos Grãos Mestres).

Principais movimentos[editar | editar código-fonte]

Essa série de técnicas de luta é na maior parte composta do seguinte:

Técnicas utilizadas
Nome Descrição
JAU Agarrar
DA Golpear
KUM Pegar
NA Estrangular
FAN GUN Separar Tendões
CHO GWAT Deslocar as Articulações
DIM YUET Atingir Precisamente os Pontos de Pressão
BAAI HEY Parar de Respirar
SIM GIN Esquivar
TUN NOH Saltos e Usar a força do adversário

O Garra de Águia tradicional é baseado em 3 formas fundamentais:

  • Hahng Kuen Sahp Lo (as 10 Seções do punho dominante);
  • Lin Kuen Ng Sahp (50 seções de punho combinado);
  • e 108 Chin-Na (técnicas de chaves de juntas).

Todas as técnicas são muito eficientes.

Graduação[editar | editar código-fonte]

Número Cor da Faixa Lily Law Eagle Claw Kung Fu Federation, International
1 Branca
2 Amarela
3 Verde
4 Vermelha
5 Azul
6 Roxa
7 Marrom
8 Preta
9 Preta 1º Duen
10 Preta 2º Duen
11 Preta 3º Duen
12 Preta 4º Duen
13 Preta 5º Duen

No entanto não são todas as escolas que seguem o mesmo sistema de faixas. O sistema de faixas servem apenas para a orientação interna dos estudantes. Diferentes escolas possuem diferentes sistemas de graduação.

Referências[editar | editar código-fonte]

http://www.laufatmangeagleclaw.com/syllabus.html http://www.kungfusga.com/garradeaguia.html http://www.dao.com.br/kungfu/i_gda.htm http://www.atsgarradeaguia.com.br/site/estilogarra.html