James Marsh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
James Marsh
Nascimento 30 de abril de 1963 (52 anos)
Truro, Cornualha
Nacionalidade inglês Inglaterra
Ocupação diretor de cinema

James Marsh (Truro, Cornualha, 30 de abril de 1963) é um diretor de cinema inglês, ganhador do Oscar, mais conhecido por ter dirigido o filme Wisconsin Death Trip, estrelado por Marcus Monroe e Ian Holm. Em 1998 ele dirigiu um filme sobre o músico galês John Cale.

Em 2008 fez o documentário Man on Wire, sobre a travessia do equilibrista Philippe Petit sobre as torres gêmeas do World Trade Center, através de um cabo de aço. Man on Wire foi premiado em vários festivais, ganhando o Oscar de melhor documentário na 81ª edição do festival. O filme teve uma recepção imensamente positiva de crítica e público.

Em 2014, dirigiu o filme The Theory of Everything, que mostra as descobertas de Stephen Hawking sobre o tempo, o seu relacionamento com Jane Wide e e a descoberta da doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos. O Filme recebeu 5 indicações ao Oscar 2015Melhor FilmeMelhor Ator (Eddie Redmayne), Melhor Atriz (Felicity Jones), Melhor Roteiro Adaptado (Anthony McCarten) e Melhor Trilha Sonora (Jóhaan Jóhannsson). A Cerimonia do Oscar ocorrerá no dia 22 de fevereiro.



Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.