Jan van Dornicke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tríptico da Crucificação (1520). Pintura de Jan van Dornicke (Museu de Arte de São Paulo, São Paulo).

Jan van Dornicke (Tournai, c. 1470Antuérpia, c. 1527), também chamado Janssone ou Janszoon van Doornik, foi um pintor flamengo da escola maneirista de Antuérpia.

Jan van Dornicke trabalhou em Antuérpia de 1509 até a sua morte, ocorrida provavelmente por volta de 1527. Atualmente, van Dornicke é considerado um dos mais singulares pintores do maneirismo flamengo, especialmente por sua capacidade de conciliar elegantemente os avanços plásticos da estética maneirista a peculiar iconografia religiosa do gótico tardio.

Não obstante suas notáveis inovações no campo da pintura flamenga do século XVI, pouco se sabe sobre a sua biografia e raros são os exemplares de sua obra que chegaram aos nossos dias. Estima-se que existam aproximadamente vinte obras de Dornicke em coleções públicas e privadas, dentre as quais merecem destaque A Adoração dos Magos do Museu de Belas-Artes de Chambéry e o Tríptico da Crucificação do MASP.

A identidade do pintor continua sendo objeto de bastante controvérsia. Há pouco mais de uma década, a maior parte de suas obras eram atribuídas pela crítica especializada a um artista anônimo denominado Mestre de 1518. Apenas com a multiplicação de pesquisas acadêmicas sobre o maneirismo de Antuérpia nos últimos anos é que se conseguiu diferenciar as identidades e as obras de ambos os artistas. Alguns especialistas apontam para a possibilidade de van Dornicke ser Jan Mertens, pai do pintor Pieter Coecke van Aelst.

Há também um pintor holandês denominado Jan van Dornicke, ativo no século XVIII.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons

Referências[editar | editar código-fonte]

  • WITT LIBRARY. A checklist of painters c. 1200-1976 represented in the Witt Library, Courtauld Institute of Art, London. Londres: Mansell Information Publishing, 1978.