John Casper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Casper
John Casper
Nome completo John Howard Casper
Nascimento 9 de julho de 1943 (80 anos)
Greenville, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Alma mater Academia da Força Aérea dos Estados Unidos
Universidade Purdue
Ocupação
Serviço militar
Serviço Força Aérea dos Estados Unidos
Patente coronel
Conflitos Guerra do Vietnã
Condecorações Legião do Mérito (2)
Cruz de Voo Distinto (2)
Medalha do Ar (11)
Entre outras
Carreira espacial
Astronauta da NASA
Tempo no espaço 34d 09h 52min
Seleção Grupo 10 da NASA 1984
Missões
Insígnia da missão
Prêmios Medalha de Serviço
Distinto da NASA
(2)

John Howard Casper (Greenville, 9 de julho de 1943) é um ex-astronauta norte-americano, veterano de quatro missões espaciais.

Formado em engenharia pela Academia da Força Aérea dos Estados Unidos e com mestrado em astronáutica pela Universidade Purdue, foi piloto de caça da Força Aérea, participando de 229 missões de combate durante a Guerra do Vietnã pilotando caças F-100 Super Sabre. Serviu posteriormente no Reino Unido como piloto de McDonnell Douglas F-4 Phantom II.

Cursou a prestigiosa Escola de Piloto de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos formando-se como piloto de testes; nesta função realizou diversos testes de aviônica e armas em caças Phantom II e subsônicos de ataque Vought A-7 Corsair II. Como piloto, acumulou mais de 10 mil horas de voo em 52 tipos diferentes de aeronaves.[1]

NASA[editar | editar código-fonte]

Casper foi selecionado para o curso de astronautas da NASA em 1984 formando-se em 1985. Sua primeira missão foi como piloto da STS-36 Atlantis em 28 de abril de 1990. Foi o comandante das três missões seguintes, STS-54 Endeavour, STS-62 Columbia e STS-77 Endeavour, realizadas entre 1993 e 1996.

Depois de seu último voo, assumiu cargos de chefia em terra como Diretor de Segurança, Confiabilidade e Garantia de Qualidade no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, responsável pelo planejamento e implementação de um programa efetivo para prevenir ferimentos, perdas de vida e perdas de patrimônio durante as missões espaciais. Após o acidente do ônibus espacial Columbia, ele foi um dos chefes da equipe responsável pela coleta dos milhares de fragmentos da nave, que reuniu mais de 6000 homens na terra, mar e ar, e que possibilitou a descoberta da causa do acidente.[1]

Atualmente trabalha como assistente-especial no programa da nova nave espacial Orion da NASA.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «John Casper Bio». NASA. Consultado em 17 de setembro de 2015