Jonathan Blow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jonathan Blow
Jonathan Blow em novembro de 2008.
Ocupação Designer de jogos eletrônicos
Magnum opus Braid

Jonathan Blow é um programador e designer de jogos eletrônicos independente. Ele é mais conhecido por ser o criador do premiado jogo Braid, que venceu na categoria Game Design no Independent Games Festival em 2006.

Jonathan estudou ciência da computação na Universidade da Califórnia, Berkeley, e foi presidente da Computer Science Undergraduate Association durante um semestre. Ele deixou a universidade em 1993, um semestre antes de se formar.[1]

Braid[editar | editar código-fonte]

Segundo Jonathan a ideia de Braid surgiu em 2004, durante uma viagem a Tailândia[2] . Ele começou a programar o jogo ainda naquele ano e levou três anos para concluí-lo. Posteriormente ele gastou quase 200 mil doláres para pagar os trabalhos do artista David Hellman na criação da arte gráfica do jogo[3] .

Em agosto de 2008 o jogo foi finalmente lançado na Xbox Live Arcade e se tornou sucesso instantâneo, levando Jonathan a uma posição favorável na mídia de jogos. O game saiu no início de 2009 para PC, um pouco mais tarde para Mac e em setembro do mesmo ano foi lançado na PlayStation Network.

The Witness[editar | editar código-fonte]

Anunciado em agosto de 2009[4] , The Witness é o segundo trabalho de Jonathan como designer de jogos. Ele descreveu o game como "um jogo de exploração de quebra-cabeças em uma ilha deserta". O lançamento é aguardado para o fim de 2012.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.