Jornada Mundial da Juventude de 2005

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
XX Jornada Mundial da Juventude
Símbolo da XX JMJ na Catedral de Aachen, Colônia

"Viemos adorá-lo."
(Mateus 2:2)

Primeira edição 1986
Edição atual 2005
Período 16 a 21 de agosto
Local(is) AlemanhaColônia
Idealizado por João Paulo II

A XX Jornada Mundial da Juventude ocorreu na região da Colônia (Alemanha) no ano de 2005, entre 16 e 21 de agosto. Esta edição foi marcada pela primeira viagem apostólica de Bento XVI, que chegou ao evento em 18 de agosto. [1]

Esta Jornada Mundial foi organizada pelo Papa João Paulo II em 2002. Com sua morte, cerca de quatro meses antes da realização da Jornada, o evento foi conduzido pelo seu sucessor Bento XVI.

O evento contou com a presença de 400.000 pessoas de 20 países diferentes durante os dias úteis e mais de 1 milhão no fim de semana.

(...) a luz de Cristo já esclarecia a inteligência e o coração dos Magos. "Eles partiram" (Mateus 2:9), lançando-se corajosamente por estradas desconhecidas (...) À imitação dos Magos, também vós, queridos jovens, vos preparais para realizar uma "viagem" partindo de todas as regiões do globo para Colónia. É importante que não vos preocupeis apenas da organização prática da Jornada Mundial da Juventude mas é necessário que vos ocupeis, em primeiro lugar, da sua preparação espiritual, numa atmosfera de fé e de escuta da Palavra de Deus.
 
João Paulo II - Mensagem aos jovens, um ano antes da XX JMJ - 6 de agosto de 2004.
É com profunda alegria que me encontro hoje aqui pela primeira vez, depois da minha eleição à Cátedra de Pedro, na minha querida Pátria, (...) em que se encontram jovens do mundo inteiro, (...) em que desaparecem as fronteiras entre os continentes, as culturas, as raças e as nações, porque todos nós somos uma só coisa, graças à estrela que brilhou para nós: a estrela da fé em Jesus Cristo. (...) Por isso, dou graças de coração a Deus, que me concedeu começar aqui na minha pátria e numa ocasião tão propiciadora de paz.
 
Bento XVI - Cerimônia de boas-vindas - 18 de agosto de 2005.

Referências

  1. Viagem Apostólica do Papa Bento XVI a Colônia - XX JMJ Vaticano. Visitado em 23 de setembro de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]