José Joaquín Moraga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

José Joaquín de la Santísima Trinidad Moraga (Tumacacori-Carmen, Arizona, 22 de agosto de 1741[1]São Francisco, Califórnia, 13 de julho de 1785) foi um dos primeiros exploradores da Alta Califórnia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

José Joaquín Moraga nasceu em 22 de agosto de 1745 na Missão de Los Santos Ángeles de Guevavi no Arizona, então parte do Vice-Reino da Nova Espanha. É atribuída a ele a construção do Presídio de São Francisco, depois que o local tinha sido escolhido por Juan Bautista de Anza em 1776. Moraga também é conhecido por ser o fundador de El Pueblo de San José de Guadalupe, mais tarde conhecido como São José, Califórnia.[2]

Moraga fundou São José por ordem de Antonio María de Bucareli y Ursúa, vice-rei da Nova Espanha. A cidade foi dedicada a São José e foi fundada em 29 de novembro de 1777. Foi a primeira cidade da colônia espanhola de Nueva California, que mais tarde se tornou Alta California. A cidade era uma comunidade agrícola que deu apoio ao Presídio de São Francisco e ao Presídio de Monterey.

Moraga morreu em São Francisco em 1785 e seus restos mortais foram movidos para o Cemitério de Mission Dolores em 1791.[2] [3] José Joaquín Moraga deixou a esposa, María del Pilar de León y Barcelo e um filho, Gabriel Moraga.[2]

A cidade de Moraga, na Califórnia, tem o nome de Joaquin Moraga, o neto de José Joaquín Moraga.[4]

Referências

  1. The Descendants of José Ignacio Moraga parentseyes.arizona.edu. Visitado em 2 de dezembro de 2011.
  2. a b c Moraga, José Joaquín Maria Military Officer, Explorer, and Founder of the Royal Presidio of San Francisco sfhistoryencyclopedia.com. Visitado em 2 de dezembro de 2011.
  3. José Joaquín Moraga (em inglês) no Find a Grave.
  4. Clyde Arbuckle. Clyde Arbuckle's history of San José: the culmination of a lifetime of research. 2. ed. [S.l.]: Smith McKay Printing, 1986.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.