Exploração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Explorador)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Exploração é o ato de pesquisar ou viajar com o intuito de descoberta, por exemplo, de regiões desconhecidas, incluindo o espaço sideral (exploração espacial) ou cavernas, recursos como o petróleo, gás, carvão, minerais, água (também conhecido como prospecção), ou informação.

O termo também pode ser empregado para descrever as primeiras incursões de povos de uma cultura em um ambiente geográfico e cultural de outros povos (ver invasão, colonização, e imperialismo). Apesar de a exploração existir desde que o homem é homem, seu ápice é muitas vezes considerado como sendo o chamado período dos descobrimentos ou das grandes explorações marítimas, nos séculos XV-XVI, quando navegadores europeus viajaram pelo mundo descobrindo novas terras e culturas.

Em pesquisa científica, a exploração é um dos três objetivos da pesquisa (os outros dois são a descrição e a explicação). A exploração pode ainda ser uma tentativa de desenvolver um entendimento inicial de algum fenômeno.

Ver também[editar | editar código-fonte]