Presídio de São Francisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Presídio de São Francisco
Presidio of San Francisco (Inglês)
Campo de exercícios do Presídio de São Francisco.
Nomes anteriores El Presidio Real de San Francisco
Nomes alternativos Royal Presidio of San Francisco
Tipo Presídio
Estilo dominante Neoclássico
Inauguração 1776 (238 anos)
Local Flag of San Francisco.svg São Francisco
 Califórnia
 Estados Unidos
Endereço Golden Gate National Recreation Area, U.S. 101 e I-480
Presídio de São Francisco
Bairro dos Estados Unidos Flag of the United States.svg
Visão aerea do bairro.
Visão aerea do bairro.
Informação geral
Estado  Califórnia
Cidade Flag of San Francisco.svg São Francisco
Região North
Limita-se com Inner Richmond  · Jordan Park  · Lake (São Francisco)  · Lower Pacific Heights
Área 7,7 km²
População aproximada 2.233 (em 2008)
Notas Também conhecido como Presídio Heights.
Portal Portal Estados Unidos
Presidio
Registro Nacional de Lugares Históricos
Marco Histórico Nacional dos EUA
Marco Histórico da Califórnia #79
Mapa do Presídio
Presídio de São Francisco está localizado em: Califórnia
Coordenadas: 37° 47′ N 122° 27′ W
Superfície: 6 km²
Administração: Exército dos Estados Unidos
Adicionado ao NRHP: 15 de outubro de 1966 (47 anos)[1] [2]
Nomeado NHL: 13 de junho de 1962 (51 anos)[3] [4] [5]
Designado NYCL 29 de março de 1933 (81 anos)[6]
Registro NRHP: 66000232
Registro NYCL: 79

O Presídio de São Francisco (originalmente El Presidio Real de San Francisco ou Royal Presidio of San Francisco) mais conhecido como The Presidio, é um parque situado na extremidade norte da Península de São Francisco, em São Francisco, Califórnia. Atualmente, é operado pelo National Park Service dos Estados Unidos como parte da Golden Gate National Recreation Area.

O presídio foi designado, em 15 de outubro de 1966, um edifício do Registro Nacional de Lugares Históricos[1] [2] bem como, em 13 de junho de 1962, um Marco Histórico Nacional[3] [4] [5] . Em 29 de março de 1933 foi designado um Marco Histórico da Califórnia[6] .

História[editar | editar código-fonte]

O Presídio foi originalmente um forte espanhol cujo local aonde tal forte seria construído foi descoberto pela expedição de Juan Bautista de Anza em 28 de março de 1776, e construído subseqüentemente por um destacamento liderado por José Joaquín Moraga, ainda naquele ano. O Exército Americano capturou o forte em 1846, durante a guerra Mexicano-Americana, sendo oficialmente aberto, pelos EUA, no final da guerra, em 1848, e tornando-se sede de várias unidades militares. Vários generais famosos se instalaram no forte, como: William Sherman, George Henry Thomas e John Pershing.

Durante longa data, o Fort Point, dentro do parque Presídio, esteve envolvido em vários combates militares do Pacífico. Foi centro de defesa do oeste Norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial. Até o seu encerramento em 1995, o Presídio foi a base militar que ficou mais tempo sendo operada continuamente nos Estados Unidos.

Ao longo da década de 1890, o Presidio foi sede do Hospital Militar Letterman, que recebeu esse nome em 1911, em homenagem a Jonathan Letterman, diretor médico do Exército de Potomac durante a Guerra Civil Americana.

Preservação[editar | editar código-fonte]

Crissy Field, um campo de pouso extinto localizado junto ao Presidio, passou por uma grande restauração e hoje serve de área de recreação ao público. A área é limitada pela Marina de São Francisco a leste e pela Ponte Golden Gate a oeste.

O parque possui um grande número de construções (aproximadamente 800), muitas delas históricas. Em 2004 cerca de 50% das construções do parque foram restauradas e parcialmente remodeladas.

O Presídio de São Francisco é o único parque nacional estadunidense que conta com um programa de alugueres residenciais extensivo.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Alley, Paul, et.al. Presidio of San Francisco National Historic Landmark District. National Regiser of Historic Places Registration Form. National Park Service, São Francisco (1993) [1]
  • Langelier, Joh P., El Presidio de San Francisco: A History under Spain and Mexico. August, 1992 [2] The best study of the Hispanic period.
  • Presidio History [3] at presidio.gov. Several categories. Chapters by period.

Referências

  1. a b Documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 20 de abril de 2013.
  2. a b Fotos para documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 20 de abril de 2013.
  3. a b Presidio of San Francisco (em inglês). National Historic Landmarks Program. Página visitada em 20 de abril de 2013.
  4. a b Documentação de designação para o NHL (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 20 de abril de 2013.
  5. a b Fotos para documentação de designação para o NHL (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 20 de abril de 2013.
  6. a b California Historical Landmarks: PRESIDIO OF SAN FRANCISCO (em inglês). California State Parks. Página visitada em 20 de abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Presídio de São Francisco
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Presídio de São Francisco