Baía de São Francisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Vista aérea da Baía de São Francisco.

A Baía de São Francisco (em inglês: San Francisco Bay) é um estuário raso e fértil que drena cerca de 40% dos cursos de água da Califórnia, que, fluindo através do rio Sacramento e do rio San Joaquin a partir das montanhas da Sierra Nevada, entram no oceano Pacífico. Tecnicamente, ambos os rios desaguam na baía de Suisun, a qual desagua no estreito de Carquinez para se unir ao rio Napa na entrada da baía de São Paulo, a qual conecta-se em sua extremidade sul à Baía de São Francisco, embora todo o grupo de baías interconectadas seja muitas vezes citado como "Baía de São Francisco".

A Baía de São Francisco está situada na Califórnia, Estados Unidos, cercada por uma região contígua conhecida por Área da Baía de São Francisco, a qual é dominada por grandes cidades como São Francisco, Oakland e São José. Possui cerca de 30 metros de profundidade.

O estreito que drena a Baía de São Francisco para o Pacífico designa-se por Golden Gate.

Transporte[editar | editar código-fonte]

A Baía de São Francisco é utilizada como transporte desde antes da chegada dos europeus, os indígenas utilizavam canos e pequenos barcos para pescar nas margens a Baía. A era das grandes embarcações comunicou a região da baía com o resto do mundo, servindo como entreposto e porto de embarcações comerciais. Vários estaleiros foram precocemente estabelecido em torno da Baía, aumentada durante a guerra.

Rodoviário[editar | editar código-fonte]

Interstate 80 próximo a Berkeley (Califórnia), por onde passam cerca de 300.000 veículos por dia.
Tráfego na Ponte Golden Gate.

A Baía de São Francisco é atravessada por cinco pontes:

Marítimo[editar | editar código-fonte]

Balsa na Baía de São Francisco.

A Baía continua também a servir como um importante porto marítimo internacional, servido pelo Porto de Oakland, e duas pequenas instalações em Richmond e São Francisco. A baía possui muitos estaleiros para barcas.

Aéreo[editar | editar código-fonte]

Os seguintes aeroportos estão instalados nas margens da baía de São Francisco:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.