Nob Hill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nob Hill
Bairro dos Estados Unidos Flag of the United States.svg
Vista da Powell Street a partir da parte superior de Nob Hill, em direção à Baía de San Francisco e ao Condado de Marin.
Vista da Powell Street a partir da parte superior de Nob Hill, em direção à Baía de San Francisco e ao Condado de Marin.
Informação geral
Estado  Califórnia
Cidade Flag of San Francisco.svg São Francisco
Região Northeast
Limita-se com Civic Center  · Financial District  · Downtown  · North Beach  · Pacific Heights  · Telegraph Hill  · Russian Hill
Área 1,7 km²
População aproximada 12.503 (em 2008)
Localização do bairro destacado em vermelho.
Localização do bairro destacado em vermelho.
Portal Portal Estados Unidos

Nob Hill é um pequeno distrito de São Francisco, Califórnia, adjacente à interseção entre as ruas California e Powell, e a respectiva linha de bondes à tração, conhecidos mundialmente.

Localização[editar | editar código-fonte]

Ao sul de Nob Hill está o distrito de compras da Union Square, a área chamada Tenderloin e a Market Street. À leste localiza-se a Chinatown de São Francisco e, mais distante, o Distrito Financeiro da cidade. À nordeste de Nob Hill está North Beach e Telegraph Hill. Ao norte, o Cable Car Museum e o Russian Hill.

História e importância[editar | editar código-fonte]

Nob Hill

Nob Hill é um rico distrito, onde residem muitas famílias abastadas da cidade. Algumas vezes ele é sarcasticamente referido como Snob Hill (no fato de que "nob" - "grã-fino" - no século XIX, era termo de gíria sinômimo à "snob" - "esnobe"). A área sofreu rápida urbanização, ocorrência marcante na cidade ao fim do século XIX. Devido sua posição central, ele tornou-se um enclave exclusivo de ricos e famosos da costa oeste que construíram grandes mansões. Entre eles inclui-se o proeminente magnata Leland Stanford e outros membros do The Big Four.

O bairro foi completamente destruído pelo Terremoto e Incêndio de 1906, exceto os muros de granite que rodeavam as mansões de Stanford e Hopkins; a mansão de Huntington foi a única das residências palacianas que sobreviveram na parte superior, até ser demolida na década de 1960. A mansão de Flood, ainda que destruída pelo fogo, foi reconstruída e permanece até hoje. Muitos dos hotéis de luxo hoje existentes na área foram construídos sobre as ruínas das antigas mansões.

A interseção das ruas California e Powell é também onde estão alguns dos mais ilustres hotéis de San Francisco: o Fairmont Hotel, o Mark Hopkins Intercontinental Hotel, o Stanford Court e o Huntington Hotel.

Filmes sobre Nob Hill[editar | editar código-fonte]

Imagens[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Nob Hill
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nob Hill