José da Glória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José da Glória
Conhecido(a) por Hastear a bandeira portuguesa no Forte de Nossa Senhora da Penha de França em 1808
Nascimento Data desconhecida
Lagos
Nacionalidade Portuguesa
Ocupação Juiz e militar
Serviço militar
Patente Tenente

José da Glória, (Lagos, (data de nascimento desconhecida)) - (data e local de falecimento desconhecidos) foi um juiz e militar português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Forte da Nossa Senhora da Penha de França ou da Ponta da Bandeira

Exerceu a função de juiz no Compromisso Marítimo de Lagos. Ficou conhecido por, em 1808, ter hasteado a Bandeira Portuguesa no Forte de Nossa Senhora da Penha de França, em desafio à administração francesa, estabelecida em Lagos desde 1807. Desde então, a fortificação passou a ser conhecida como Forte da Ponta da Bandeira ou Forte do Pau da Bandeira.

Também dirigiu a resistência contra os franceses, tendo rearmado o Forte, empreendendido a vigilância nas estradas de acesso a Lagos, e organizado a defesa da cidade. Após a retirada do inimigo, evitou que as famílias favoráveis aos franceses fossem alvo de perseguições e vinganças.

Em 1809, foi nomeado Tenente de Companhia da Gente Marítima de Lagos, pelo Bispo D. Francisco Gomes de Avelar (então Governador das Armas do Algarve), e Tenente de Ordenanças de Lagos por D. João VI.

Em data desconhecida, a Câmara Municipal de Lagos colocou o seu nome num beco na Freguesia de Santa Maria, no Concelho de Lagos.[1]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • FERRO, Silvestre Marchão (2002). Vultos na Toponímia de Lagos. Lagos: Câmara Municipal de Lagos. 358 páginas. ISBN 972-8773-00-5 

Referências

  1. «Freguesia de Santa Maria» (PDF). Câmara Municipal de Lagos. 1 páginas. Consultado em 21 de Setembro de 2010 


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.