Juana Molina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Juana Molina
Juana Molina
Juana Molina se apresentando em Los Angeles.
Informação geral
Nome completo Juana Molina
Nascimento 01 de outubro de 1961 (62 anos)
Origem Buenos Aires
País  Argentina
Gênero(s) World Music
Indie folk
Música eletrônica
Ocupação(ões) Atriz
Cantora
Compositora
Instrumento(s) Violão
Voz
Período em atividade 1996 - atualmente
Gravadora(s) Domino Records
Página oficial www.juanamolina.com/

Juana Molina (01 de outubro de 1961, Buenos Aires)[1] é uma cantora, compositora e atriz argentina. É filha do cantor de tango Horacio Molina e da atriz Chunchuna Villafañe.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Joana Molina cresceu em um ambiente musical, ao seis anos de idade começou a aprender a tocar violão com seu pai, um notável cantor de tango. Em 1976, após o golpe de estado na Argentina, sua família fugiu do país e viveu exilada em Paris até 1981.

Iniciou sua carreira artística em 1988 como atriz de televisão na Argentina, no programa humorístico La Noticia Rebelde (alusão ao filme estadunidense A noviça rebelde. O sucesso de seuas atuações fizeram com que ganhasse seu próprio programa, Juana y sus hermanas (alusão a outro filme americano, Hannah e suas irmãs, de Woody Allen), um quadro sobre o mundo da língua hispânica, pelo qual ela se tornou mais conhecida na América Latina.

Em 1996 ela passou se dedicar à carreira de cantora. As letras em seus álbuns são cantadas em espanhol e acompanhadas por violão acústico, entre outros instrumentos. Sua música apresenta elementos de música ambiente e eletrônica, e ela é freqüentemente comparada pelos críticos à Beth Orton, Björk e Lisa Germano. Ele normalmente escreve, mixa e toca as músicas sozinha.

Seu segundo álbum, Segundo, ganhou o prêmio da Entertainment Weekly de melhor álbum de World Music em 2003,[2] entre outras nomeações em 2004. Tres Cosas, o terceiro, foi posto entre o dez melhores discos de 2004 pelo New York Times.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Rara - 1996
  • Segundo - 2003
  • Tres Cosas - 2004
  • Son - 2006
  • Un Día - 2008
  • Wed 21 - 2013

Referências

  1. Kergan, Wade. «Juana Molina». Allmusic (em inglês). Consultado em 6 de setembro de 2012 
  2. Blumenfeld, Larry; Brunner, Rob; Willman, Chris (23 de dezembro de 2003). «The Best Of The Rest» (em inglês). Consultado em 9 de agosto de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.