Julia Ormond

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Julia Ormond
Julia Ormond
Julia no Festival de Cannes (2008)
Nome completo Julia Karin Ormond
Nascimento 4 de janeiro de 1965 (59 anos)
Epsom, Inglaterra
 Reino Unido
Cônjuge Rory Edwards (1989-1994)
Jon Rubin (1999-presente)
Emmys
Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
2010 - Temple Grandin

Julia Karin Ormond (Epsom, 4 de janeiro de 1965) é uma atriz britânica que conquistou o estrelato com Lendas da Paixão (1994), de Edward Zwick, filme que co-estrelou com Anthony Hopkins e Brad Pitt.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sua primeira ambição foi se tornar uma artista abstrata. Mas optou por estudar arte dramática em Londres e em 1989 foi premiada pela Associação dos Críticos Teatrais de Londres como atriz revelação do ano.

Do teatro passou para a televisão. Seu primeiro trabalho foi uma minisérie intitulada Capital City (1989). Em seu segundo trabalho para a TV, Young Catherine (1991), veio a conhecer Rory Edwards também do elenco, que se tornaria seu marido. Foi um matrimônio frágil que se dissolveu quando ele a deixou. Ela foi para o estrelato, e Rory Edwards entrou na mais funda obscuridade, sendo seu papel mais notável após o rompimento, no filme Entrevista Com o Vampiro.

Em seus trabalhos para a televisão conquistou dez prêmios, inclusive um Emmy pela série Traffik.. O telefilme Stalin, que protagonizou em 1992 ao lado de Robert Duvall, ganhou três Globos de Ouro e quatro Emmy e lançou-a para a tela grande. No cinema, trabalhou ao lado de grandes diretores como Edward Zwick, Sydney Pollack e Billie August.

É proprietária de uma companhia independente de produção cinematográfica, a Indican Produções, com sede em Nova York. Produziu o documentário Calling the ghosts, no qual relata a tortura de mulheres muçulmanas durante os conflitos armados na antiga Iugoslávia. Este filme recebeu vários troféus, entre eles o prêmios Nestor Almendros e Robert Kennedy, para trabalhos com relevância para a defesa dos direitos humanos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.