Lisa Edelstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Lisa Edelstein
Lisa Edelstein (foto de Christopher Peterson)
Nome completo Lisa Edelstein
Nascimento 21 de maio de 1966 (48 anos)
Boston, Massachusetts, USA
Ocupação Atriz
IMDb: (inglês)


Lisa Edelstein (Boston, 21 de maio de 1966) é uma atriz norte-americana, mais conhecida pelo papel da Doutora Lisa Cuddy na série médica House, M.D.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lisa cresceu em Wayne, Nova Jersey, e estudou na Universidade de Nova York. Começou sua carreira quando estudava teatro na Tisch School of the Arts, na universidade, e fez participações especiais em seriados como Seinfeld, ER, Just Shoot Me, Frasier, Without a Trace and Sports Night, antes de ficar conhecida por fazer aparições frequentes em The West Wing (como Sam), Ally McBeal e Felicity. Também interpretou Laura no filme Black River. Depois de atuar em diversas produções off-Broadway, participou como escritora, atriz e compositora, do musical Positive Me. Sua primeira experiência na televisão foi como apresentadora do seriado Awake on the Wild Side.

Em 1996, Edelstein tornou-se parte do elenco da série Superman: The Animated Series, de 1996, interpretando a voz da guarda costas de Lex Luthor, Mercy Graves. Repetiu a interpretação da personagem em vários projetos, mais recentemente em um episódio de Justice League e Justice League Unlimited.

Em 1997, ela fez uma breve participação no filme As Good as it Gets (br: Melhor é Impossível).

Em 2000, fez uma pequena participação em What Women Want (Do que as mulheres gostam) com Mel Gibson.

Desde 2004, Edelstein tem trabalhado no drama médico da Universal, House, como a dra. Lisa Cuddy, chefe de administração do Princeton-Plainsboro Teaching Hospital e o grande amor da vida de House (interpretado pelo ator Hugh Laurie). Ganhou o Satellite Award em 2005 e o People's Choice Awards em 2011 pelo seu papel em House. Atualmente, Lisa trocou a série House por The Good Wife.

Em 2013, dubla a personagem Kya na animação A Lenda de Korra.

É normalmente confundida, pela semelhança, com a também atriz norte americana Melina Kanakaredes - A Stella Bonasera de CSI: NY.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Lisa Edelstein
Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.