Junko Tabei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Junko Tabei (1985)

Junko Tabei (田部井 淳子) (Fukushima, 23 de maio de 1939) é uma alpinista japonesa e a primeira mulher a atingir o cume do Monte Everest, em 16 de Maio de 1975.[1]

É também a primeira mulher a ter escalado os Sete cumes, tarefa que completou em 1992, aos 53 anos de idade.

Expedição ao Everest

Formada em literatura inglesa pela Universidade Feminina de Showa, onde tornou-se membro da equipe de montanhismo da universidade, Tabei criou, em 1969, o Clube Feminino de Montanhismo do Japão. Com o marido, escalou o Monte Fuji. Também escalou o Monte Cervino, nos Alpes suíços.[1] Por volta de 1972, ela já era uma alpinista respeitada.

Em 1974, o jornal Yomiuri Shimbun e a rede de televisão Nihon fizeram uma seleção, entre centenas de inscritas num concurso, para montar uma equipe feminina de montanhismo que enfrentasse o desafio de alcançar o cume do Monte Everest, até então conquistado apenas por homens. Entre as quinze alpinistas selecionadas estava Junko Tabei.

Após um longo periodo de treinamento, elas iniciaram a expedição no início de 1975, viajando para Katmandu, a capital do Nepal, onde contrataram nove sherpas para guiá-las na subida da montanha, usando a mesma rota da pioneira conquista de Edmund Hillary e Tenzing Norgay, em 1953.

No começo de maio, o grupo estava acampado a 6.300 m de altitude quando uma inesperada avalanche atingiu o acampamento em que se encontravam. As mulheres e os guias foram cobertos pela tempestade de neve e Junko perdeu a consciência por aproximadamente seis minutos, até ser resgatada por um guia sherpa. Sem desistir da aventura, doze dias depois, liderando o grupo de japonesas, Tabei tornou-se a primeira mulher a alcançar o cimo do Monte Everest.[1]

Ecologia

Hoje, aos 74 anos, ela diminuiu as atividades como montanhista, mas continua a trabalhar envolvida com ecologia e meio ambiente, como diretora do Himalayan Adventure Trust, no Japão, uma organização não-governamental que trabalha a nível global pela preservação das montanhas.

Ver também

Referências

Ligações externas