Jussara Queiroz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jussara Queiroz
Nascimento 4 de janeiro de 1956 (68 anos)
Jucurutu, Rio Grande do Norte
Nacionalidade brasileira
Ocupação Diretora
Roteirista
Atividade 19701990

Jussara Queiroz (Jucurutu, 4 de janeiro de 1956) é uma diretora de cinema, roteirista e produtora brasileira, considerada uma das pioneiras do audiovisual no Rio Grande do Norte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jussara Queiroz nasceu em Jucurutu, Rio Grande do Norte, e demonstrou desde cedo um profundo interesse pelo cinema, influenciada pelo fato de seu pai ser proprietário de um cinema local. Sua paixão a levou a buscar uma formação em cinema, e ela se mudou para o Rio de Janeiro, onde cursou cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF) e trabalhou na TV Educativa e Embrafilme.

Durante as décadas de 70 e 80, Jussara produziu diversos curtas-metragens que abordavam questões urbanas e realizou experimentos cinematográficos. No entanto, seu primeiro longa-metragem, "A Árvore da Marcação" (1993), só foi concluído na década de 90, após enfrentar desafios de produção. O filme, que teve gravações iniciadas em 1987 e concluídas em 1993 com o apoio da emissora ZDF da Alemanha, narra a história de Jocélia, uma jovem estudante de Direito que reencontra sua infância em Marcação, um vilarejo na zona canavieira da Paraíba, onde as crianças trabalham nos canaviais desde cedo. O filme aborda questões sociais e a luta por direitos das crianças.

Os filmes de Jussara Queiroz frequentemente tratam de temas políticos, ideologia de esquerda e mobilização popular, documentando as lutas das classes sociais, a exploração nos canaviais e a desvalorização das pessoas que vivem no campo.

Após interromper sua carreira na década de 90 devido a problemas de saúde, a história de Jussara foi contada no documentário "O Voo Silencioso do Jucurutu" (2007)[1]. Em 2012, a Prefeitura do Natal lhe concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta[2].

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Jussara Queiroz é uma figura importante no cinema brasileiro, notável por seu trabalho pioneiro. Em 2000, o 33° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro homenageou a cineasta [3]. Seu legado foi celebrado através do documentário "O Voo Silencioso do Jucurutu" (2007) realizado por Paulo Laguardia. Além disso, o projeto Goiamum Audiovisual dedicou parte de sua programação à cineasta[4], proporcionando ao público a oportunidade de conhecer sua obra.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Creditado como Tipo
Direção Roteiro
1982 Fora de Ordem Sim Sim Curta-metragem
1983 Acredito que o Mundo Será Melhor Sim Sim Curta-metragem
1985 Um Caso de Vida ou Morte Sim Sim Curta-metragem
1986 Um Certo Meio Ambiente Sim Sim Curta-metragem
1993 A Árvore de Marcação Sim Sim Longa-metragem

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Vida de Jussara Queiroz no DOCTV mostra história política do Brasil». EBC. Consultado em 26 de outubro de 2023 
  2. «Mulheres são homenageadas com a medalha Nísia Floresta». Prefeitura do Natal. 22 de março de 2012. Consultado em 25 de outubro de 2023 
  3. «Mostra Retrospectiva Jussara Queiróz: um olhar poético». Consultado em 26 de outubro de 2023 
  4. «Jussara Queiroz é tema do filme "O Vôo Silenciado de Jucurutu" - Tribuna do Norte». Consultado em 26 de outubro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.