Cabília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kablylie)
 Nota: Para outros significados, veja Cabila.
Mapa da Cabília de 1857
Aldeia típica da Cabília numa gravura de 1886

A Cabília (em cabila: Tamurt Idurar ["terra montanhosa"] ou Tamurt Leqvayel ["terra dos cabilas"]; em francês: Kabylie) é uma região montanhosa do norte da Argélia. O seu nome provém do árabe al-qabā'il ("as tribos").

Faz parte da cordilheira do Atlas e é banhada pelo mar Mediterrâneo. A Cabília engloba várias províncias da Argélia: todo o território de Tizi Ouzou e Bugia, a maior parte de Bouira (Tubiret), e parte de Boumerdès.

Durante o domínio francês da Argélia, os franceses distinguiam entre a Pequena e a Grande Cabília: a primeira compreendia o território correspondente às atuais províncias argelinas de Bugia, a metade setentrional de Bordj Bou Arreridj e o noroeste de Sétif. O restante formava a Grande Cabília. Esta distinção explica o motivo pelo qual algumas fontes em português fazem referência às "Cabílias", no plural.

População[editar | editar código-fonte]

A área é habitada pelos cabilas, o segundo grupo de berberes em importância após os chleuhs de Marrocos. O seu nome significa "tribo" (do árabe قبيلة qabīla). Falam a língua cabila, uma variedade berbere. A população da Cabília é estimada em mais de 5 milhões de habitantes.

Desde a primavera de 1980, os cabilas estão na linha da frente da mobilização pelo reconhecimento oficial das línguas berberes na Argélia.

Pessoas notáveis[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cabília
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Argélia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.