Carl Schelenz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Karl Schelenz)
Karl Schelenz (retratado por Emil Stumpp em 1924)

Carl Schelenz, ou Karl Schelenz (Berlim, 6 de fevereiro de 1890 - 7 de fevereiro de 1956), foi um atleta e professor de educação física alemão. Ele é conhecido principalmente por sua contribuição para o desenvolvimento e divulgação do handball como é praticado hoje em dia.[1]

Em 1919, Karl Schelenz reformulou o Torball e alterou seu nome para Handball estabelecendo novas regras que posteriormente foram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica.[2] Seu trabalho ajudou muito no desenvolvimento do esporte no mundo podendo oferecer mais um esporte a ser praticado.

Atribui-se a invenção do Handebol ao professor, quando trabalhava da Escola Normal de Educação Física de Berlim durante a Primeira Guerra Mundial.

No campo educacional brasileiro, o Handebol é considerado um esporte coletivo e de fácil aprendizagem. Ele possui características importantes que passam pelos níveis básicos de desenvolvimento, tais como: arremessar, saltar e correr.

Referências

  1. «Handebol - história». Consultado em 29 de agosto de 2011. Arquivado do original em 13 de janeiro de 2011 
  2. «Olimpíada Pequim 2008 - Handebol». Consultado em 29 de agosto de 2011 

3. GIORDANI, Lázaro Guilherme; SOUSA, Francisco José Fornari. A Importância do ensino do handebol nas escolas, UNIFACVEST, 2019. Consultado em: 22/11/2022.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.