Kintyre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A penínusla de Kintyre, em vermelho, dentro de Argyll.

Kintyre (em gaélico escocês: Cinn Tìre) é uma península na região ocidental da Escócia, no sudoeste da Argyll and Bute. A região se estende aproximadamente por quarenta e oito quilômetros, a partir de Mull of Kintyre (tema da canção de mesmo nome de Paul McCartney) ao sul, indo até East Loch Tarbert no norte. A região imediatamente ao norte de Kintyre é conhecida como Knapdale.

Kintyre é longa e estreita, em nenhum ponto passa de dezoito quilômetros da costa oeste à costa leste. O lado leste da península Kintyre é delimitada por Kilbrannan Sound, com uma série de picos costeiros, tais como Torr Mor. A coluna central da península é formada principalmente por charnecas montanhosas. As zonas costeiras e do interior, no entanto, são ricas e férteis. Kintyre tem sido uma área valorizada por colonos, incluindo os primeiros escoceses que migraram de Ulster para o oeste da Escócia e por vikings ou nórdicos que conquistaram e se instalaram na área um pouco antes do início do segundo milênio.

A cidade principal da área é Campbeltown (cerca de oito quilômetros por estrada de Mull), que tem sido um burgh real desde meados do século XVIII. A economia da região há muito tempo contou com a pesca e a agricultura, embora Campbeltown tenha uma reputação de produzir alguns dos melhores maltes do mundo para a fabricação de uísque. Campbeltown Single Malts inclui a multi-premiada destilaria 'Springbank'.

O Kintyre Pursuivant of Arms in Ordinary, um dos oficiais de armas na Court of the Lord Lyon, recebe esse nome em homenagem a esta península.

Cidades e aldeias em Kintyre[editar | editar código-fonte]

A costa nordeste da península Kintyre olhando para o norte em direção a Skipness e Sound of Bute
O Castelo Skipness

Bellochantuy, Campbeltown, Carradale, Clachan, Claonaig, Drumlemble, Glenbarr, Grogport, Kilchenzie, Machrihanish, Muasdale, Peninver, Saddell, Skipness, Southend, Stewarton, Tayinloan, Tarbert, e Whitehouse.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Informações sobre todas as formas de transporte público estão disponíveis na Traveline Scotland (em inglês)

Serviço de ônibus
Voos
Serviços de balsa
Ferrovias

Atualmente não dispõe de serviço de ferrovia, mas houve uma ferrovia ligando Campbeltown a Machrihanish de 1876 até 1931, inicialmente construída para o transporte de carvão mineral.

Locais de interesse histórico[editar | editar código-fonte]

As ruínas da antiga igreja em Kilchenzie.

Sítios pré-históricos[editar | editar código-fonte]

  • Menir de Avinagillan
  • Menir de Ballochroy
  • Menir de Beacharr, perto de Tayinloan
  • Moledros de Corriechrevie
  • Dun Skeig - fortificações da Idade do Ferro perto de Clachan
  • Dun de Kildonan
  • Um rochedo perto da capela de Keil e St. Columba's Well, entre Dunaverty Bay e Carskey em Kintyre, tem duas pegadas esculpidas em um local onde diz-se ter São Columba pisado pela primeira vez em Dál Riata, na Escócia. Uma é recente e a outra genuinamente antiga. Rituais de realeza podem ter ligação com este petrosomatoglifo.

Títulos da nobreza associados[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Norman S Newton. Kintyre. [S.l.: s.n.].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]