Kirjatch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Kirjatch (em russo: Киржа́ч) é uma cidade localizada no Oblast de Vladimir, na Rússia. Situada no oeste da província, tem uma população de 22.704 habitantes (de acordo com o Censo de 2002).[1]

História[editar | editar código-fonte]

A cidade foi fundada no século XIV como uma sloboda - um tipo de assentamento popular comum na história russa, que pode ser definido como um ‘assentamento independente e livre’ – ligada ao Monastério da Anunciação, fundado por São Sérgio de Radonej – maior líder espiritual da Rússia medieval.

A diminuta igreja do monastério, erguida durante os anos de poder de Ivan, o Terrível, no século XVI, foi construída nos moldes da arquitetura russa de catedrais do período. Seu refeitório, datado do século XVI, com a capela de São Sérgio nele, foi destruído durante a dominação soviética do país.

A cidade recebeu direitos civis municipais em 1778 ao se tornar independente do monastério e a partir daí, junto com outras cidades das vizinhanças, se desenvolveu basicamente como um centro têxtil.

Em março de 1968, Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço, morreu num desastre de avião que caiu nos arredores da cidade. Um obelisco hoje marca o local exato da tragédia.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre a Rússia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.