Korabl-Sputnik 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Korabl-Sputnik-3)

Korabl-Sputnik 3,[1] em russo Корабль Спутник 3 que significa Nave satélite 3, também conhecida como Vostok-1K No.3, e Sputnik 6[2] no Ocidente, foi uma missão de teste do Programa Vostok da União Soviética, tendo sido a segunda a tentar colocar animais em órbita e trazê-los de volta a salvo.

A Korabl-Sputnik 2, foi a terceira tentativa de lançar uma espaçonave Vostok, com cães a bordo. A segunda tentativa, em 19 de agosto, havia sido bem sucedida.

O lançamento, ocorreu em 1 de dezembro de 1960 a partir do Cosmódromo de Baikonur,[1] usando um foguete Vostok-L. Sua "tripulação", era composta por: dois cães, Pcholka e Mushka, além de duas câmeras de TV monitorando-os, e uma série de instrumentos científicos.

O lançamento foi perfeito, e a órbita pretendida foi atingida. No dia seguinte, o procedimento de reentrada foi iniciado, mas o funcionamento do retrofoguete não foi interrompido como planejado, fazendo com que a trajetória de reentrada mais longa, colocasse a capsula em territórios internacionais. Temendo pela confidencialidade dos dados da missão, o procedimento de autodestruição automático foi acionado, matando ambos os cães.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b McDowell, Jonathan. «Launch Log». Jonathan's Space Page. Consultado em 22 de dezembro de 2012 
  2. «Vostok». Encyclopedia Astronautica. Consultado em 22 de dezembro de 2012 
  3. «Sputnik-6 and the failure of 22 December 1960». Sven Grahn. Consultado em 22 de dezembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.