Língua kotia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kotia
Falado(a) em: Índia
Região: Andhra Pradesh
Total de falantes: 41.591 (1991)
Família: Indo-europeia
 Indo-iraniana)
  Indo-ariana
   Indo-Arariana Oriental]
    Oriá
     Kotia
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: ort

Kotia é uma língua Indo-Ariana relacionada à Língua oriá falada por cerca de 41.600 pessoas (Censo 1991) estado Indiano de Andhra Pradesh.

Falantes[editar | editar código-fonte]

Os 41 mil falantes são do povo Kotia que vive nas áreas tribais do distrito de Visakhapatnam de Andhra Pradesh e em áreas adjacentes de Orissa. Desses, 17,83% são alfabetizados. A tribo Kotia se divide em 4 sub-grupos: Bodo Kotia (ou Doras), Sano Kotia, Putia Poika e Dhulia. Os Doras reivindicam o mesmo status que os Bagatas, tribo de alto conceito social em Visakhapatnam. Há divisões também em clãs totêmicos, que se dividem por sua vez em sobrenomes familiares, tais como Matya (Peixe), Naga (Serpente), Geedh (Águia), Gorapitta (tipo de pássaro), etc.

Os Kotias são em sua maioria agricultores e cultivam vegetais alimentícios como Ragi, sorgo, milho, arroz, também repolho, berinjela, tomate, batata etc Nos quintais de suas casas cultivam feijão, pimentões, quiabo, gengibre, etc nos quintais de suas casas. Coletam nas florestas, de árvores não madeireiras, para produzir itens como folhas ‘’adda’’, tamarindo ‘’Sheekai’’, cabos de vassoura, flores ‘’Mohwa’’, etc.

Escrita[editar | editar código-fonte]

O índice de alfabetização entre os Kotia é baixo. Uma escrita própria para a língua foi desenvolvida pela professora S. Prasanna Sree[1] da Universidade de Andhra, Visakhapatnam, Andhra Pradesh. Prasanna Sree desenvolveu escritas com base em escritas indianas já existentes para certos sons comuns a outras línguas locais, porém com diferentes conjuntos de caracteres para cada uma das línguas relacionadas, tais como o bagatha, o jatapu, o kolam, o konda-dora, o porja, o koya, o Gadaba e o kupia.

Já existe um Bíblia em Kotia, alguns Kotia alfabetizado usam e escrita telugu.

Pela escrita da Prof S. Prasanna Sree, temos:

  • Possui 13 sons vogais com símbolos para vogais que, conforme a simbologia, podem ser isoladas (no início da sílaba) ou conjuntas: a aa e ee u uu ae aaae i o oo ou aum auh
  • e 18 sons consonantais, que podem ser curtos ou longos (símbolos diferenciados): ka ga cha já ta da tha dha na pa ba ma ya ra la va sa ha

Referências