La Gloria (Veracruz)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
La Gloria
Brasão
Nome oficial La Gloria
Estado Veracruz
Município Perote
Website www.lagloria.gob.mx
Demografia
População
 - Pop. municipio

2.243 hab.
Geografia
Altitude 2.460 metros
Código telefônico 282
Fuso horário UTC-6
Localização
Localização de La Gloria no México
19° 23' 46" N 97° 16' 53" O
Cidade do México México

La Gloria é uma localidade do estado mexicano de Veracruz, localizada na parte central do estado, no município de Perote.

Geografia[editar | editar código-fonte]

La Gloria localiza-se no Valle de Perote, numa das zonas mais elevadas do estado de Veracruz. Encontra-se a uma distância aproximadamente de 40 quilómetros a sul da cidade de Perote e a sudeste de Cofre de Perote. A comunicação com Perote faz-se por uma estrada secundária, que por sua vez conduz à capital do estado, Xalapa.

Demografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia do México, realizado em 2005, a população de La Gloria totaliza 2.243 pessoas, das quais 1.092 são homens e 1.151 são mulheres.[1] A principal actividade económica da localidade é a pecuária.

Surto de gripe A (H1N1)[editar | editar código-fonte]

Na sequência do surto da gripe suína, em 2009, diversas fontes indicaram que a origem da mesma encontrar-se-ia numa quinta de criação de porcos nas proximidades da população, pertencente à empresa Granjas Carroll de México. Tendo esta começado a causar doenças respiratórias na população local, desde Dezembro de 2008.[2] Lugar onde se registou a mortes de dois bebés no mês de Março por alegada pneumonia, no mesmo mês, outro menor sofreu o único caso confirmado de gripe suína, mas conseguiu recuperar-se, pelo que as autoridades anunciaram um cerco sanitário à população e o check-up médico aos mesmos.[3] Todavia, o governo de Veracruz negou que a origem da gripe, registada no México desde 23 de Abril, tenha sido na dita localidade.[4] Pelo que até ao momento continua sem existir qualquer tipo de prova concludente que assinale La Gloria como o lugar de origem da epidemia.

Em 14 de Maio de 2009 a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação afirmou que, segundo os seus estudos, não havia presença do vírus H1N1 entre os porcos da exploração Granjas Carroll, embora, afirmando, que foi nesta comunidade que se originou o surto de influenza A (H1N1).[5]

Referências

  1. Instituto Nacional de Estatística e Geografia do México. Arquivo histórico de localidades. Página visitada em 28-04-2009.
  2. Edgar Ávila. Desde Dezembro que se sabia da infecção em Perote El Universal. Página visitada em 28-04-2009.
  3. Andrés T. Morales. Cerco sanitário em Perote, na sequência da morte, em Março, de um bebé através da gripe suína La Jornada. Página visitada em 28-04-2009.
  4. Edgar Ávila. Veracruz nega que o surto tenha começado no Estado El Universal. Página visitada em 28-04-2009.
  5. Descartam a presença de vírus na quinta de Perote El Universal. Página visitada em 14-05-2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Granja dos Estados Unidos no México perto de caso confirmado de gripe suína
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.