Lago Shuswap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lago Shuswap
Localização
País  Canadá
Características
Altitude 360 m
Profundidade máxima 265 m
Ilhas 1

O lago Shuswap é um lago do centro-sul da Colúmbia Britânica no Canadá1 .

Descrição[editar | editar código-fonte]

Este lago está fortemente relacionado com o rio Little, uma vez que este rio drenada o lago Shuswap para o lago Little Shuswap. O fluxo de águas do lago Little Shuswap, por sua vez, segue pelo rio South Thompson, que é afluente do Rio Thompson, e este fluente do rio Fraser1 .

O lago está no coração de uma região, chamada de "País Shuswap" ou somente de Shuswap. A região é conhecida pelas suas estâncias turísticas, que estão localizadas na margem do lago, incluindo as do Braço do Salmão.

O nome "Shuswap" tem origem na Nação dos Primeiros povos, que a denominavam como Shuswap ou Secwepemc a partir da qual a mais setentrional das interior línguas Salish, que incluíam um de seus territórios e na região ao redor do lago Shuswap.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O lago Shuswap tem quatro braços, que se assemelham à forma da letra H. Os quatro braços são chamados de braço Salmon a sudoeste, braço do Anstey a nordeste, e braço de Seymour a norte, ficando o lago principal a oeste1 2

O lago Shuswap está conectado com o lago Little Shuswap por interação do rio Little, que flui a partir do final de Westarms. Pelo noroeste, o rio Adams flui para o lago, contribuindo para o seu enchimento.

O lago Shuswap por sua vez dá origem ao lago Mara pela conexão estabelecida pelo canal Sicamous2 .

Ao sudoeste do lago chegam as águas do rio Salmon que desagua no braço dSalmon. O rio Eagle, por sua vez flui do passo de montanha Eagle nas montanhas Monashee para o lago, indo desaguar na parte oriental do lago, próximo a Sicamous2 .

O rio Seymour por sua flui para o extremo norte do braço Seymour. Além destes principais cursos de água existem outros rios, ribeiros e riachos de menor porte que desaguam no lago.

Nas margens deste lago localiza-se o Parque Provincial do Lago Shuswap, um dos principais parques se encontram nas margens do lago1 .

Parques localizados nas margens do lago2 :

Localidades das margens do lago2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências